Notícia

Geral - 20/06/2011 - Usina Hidrelétrica Caa-Yari de Crissiumal deverá iniciar as atividades em um ano


Barragem está sendo construída no Rio Lajeado Grande

A Usina Hidrelétrica Caa-Yari de Crissiumal deverá iniciar as suas atividades em aproximadamente um ano. A barragem está sendo construída no Rio Lajeado Grande, na localidade de Lajeado Guabirova, na divisa com a localidade de São Pedro, Tiradentes do Sul.

 

O nome da CGH (central geradora hidrelétrica) Caa-Yari vem do nome indígena do Rio Lajeado Grande. A obra iniciou em 2006, por iniciativa da família Nedel, que teve a ideia de fazer uma Usina Hidrelétrica em Crissiumal. Atualmente a sociedade que é proprietária da obra e irá administrar a Usina é composta por Marco Aurélio Nedel e José Alberto Eick (ambos nascidos em Crissiumal). A construção é gerenciada pelo Engenheiro Civil Daniel Eick que comanda 7 operários.

 

Detalhe, a obra toda não teve concretamento usinado, todo o trabalho é feito de forma braçal, pelos operários, com betoneira de 400 litros, carrinho de mão e pá.

 

Segundo o Engenheiro Daniel Eick (foto abaixo), a Usina terá duas turbinas, de 0,6 Mega Watts cada, totalizando 1,2 Mega Watts que serão comercializados pela mesma. Também segundo o mesmo os processos mais demorados da construção estão prontos e que de agora em diante, o trabalho de maior dificuldade será mesmo a instalação das turbinas na casa de máquinas.

Por orientação da FEPAM todas as árvores da área que será alagada foram cortadas, já que se ficassem em baixo da água seriam prejudiciais ao rio, pela liberação de dióxido de carbono. Todos os procedimentos de construção estão dentro da legislação ambiental. É extremamente importante o conhecimento de todos da proibição de pesca no rio, tanto quando a obra estiver pronta, quanto agora, em sua execução. Acampamentos na área de preservação e a soltura de animais para pastar nos arredores do lago também são proibidos.

 

A reportagem do www.guiacrissiumal.com.br esteve na tarde desta quinta-feira, 16/06, e tem para o internauta imagens da Usina, confira abaixo:

Foto acima: Casa de Máquinas.

O corredor (escada) por onde os peixes subirão o rio na época da piracema.

A equipe de trabalho no intervalo para o lanche, na tarde de quinta-feira.

Este será o túnel por onde será desviado o leito do rio.

 

 

Dados técnicos da Usina:

Potência: 1,2MW/h

Queda útil: 12,5m

Vazão: 13m³/s

Altura da barragem: 7,7m

Comprimento da barragem: 120m

comprimento do canal: 180m

Área de alague: 5,2ha

Área do lago formado: 10ha

 

Agradecemos ao Engenheiro Daniel Eick pelas informações e pela oportunidade de realizar a matéria na Usina.

 

Fonte: www.guiacrissiumal.com.br

 

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos