Notícia

Vera Academia - 31/10/2014 - Coluna Vera Academia do dia 31102014


Seis passos para viver mais e com mais saúde

 

Desde 2004, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos vem atualizando chamado “The Stateof Health andAging in America”. A versão mais recente é deste ano e mostra avanços com relação à saúde e ao bem-estar da terceira idade, aumentando a prevenção de doenças e reduzindo tudo o que contribui para a morte prematura e a invalidez. Não é surpresa que nos Estados Unidos, bem como no Brasil, as principais causas de morte de pessoas com mais de 60 anos são doenças cardiovasculares (entre elas, o infarto), câncer, doenças respiratórias, Alzheimer e diabetes. A seguir, seis passos elaborados pelos profissionais do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB) para viver com mais saúde por mais tempo:

 

1. Faça Exames – Entre as mulheres, a mamografia deve ser realizada anualmente depois dos 40 anos. Se houver indicação clínica, pacientes de alto risco e com histórico de câncer de mama na família podem começar a realizar exames preventivos mesmo antes dos 35 anos. Os homens devem fazer o exame de toque retal e dosagem de PSA total no sangue a partir dos 50 anos. Aqueles com histórico familiar de câncer de próstata devem iniciar o rastreamento a partir dos 40 anos. Para homens e mulheres, o eletrocardiograma é muito importante. Quem não tem histórico familiar pode começar a fazer parte da bateria de exames anuais a partir de 50 anos. Dependendo das orientações do médico cardiologista, o eletrocardiograma deverá ser acompanhado do teste ergométrico e do ecodopplercardiograma.

 

2. Tome Vacinas – Nos Estados Unidos, gripe e pneumonia são a sétima causa de morte entre os idosos. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, a situação é mais crítica: ocorreram mais de 70 mil mortes relacionadas à gripe somente em 2008 (incluindo pneumonia e bronquite), sendo que os idosos somavam 90% doas casos.

 

3. Seja Fisicamente Ativo – Todas as pessoas, não só os idosos, deveriam se preocupar em fazer atividades aeróbias e fortalecer os músculos de forma regular. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças norte-americano recomenda 30 minutos de atividades diárias ou duas horas e meia por semana.

 

4. Coma Mais Frutas e Vegetais – Uma dieta rica em frutas e vegetais está associada a um risco menor de câncer, doenças do coração e diabetes. Depois dos 65 anos, o ideal é ingerir no mínimo cinco porções de frutas e vegetais por dia. Também para as doenças oculares essa dieta é recomendada.

 

5. Pare de Fumar – Apesar de todos os esforços do Ministério da Saúde para banir o cigarro das campanhas publicitárias, o tabaco ainda é a maior causa passível de prevenção de doenças e mortes.

 

6. Trate da Hipertensão – Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que um em cada três adultos sofre de hipertensão arterial, condição que responde por metade de todas as mortes por derrame ou problemas cardíacos. É importante medir a pressão com regularidade, tomar religiosamente os medicamentos prescritos pelo médico e modificar o estilo de vida, reduzindo a quantidade de sal na comida, parando de fumar e fazendo mais exercícios.

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos