Notícia

Clima - 31/08/2014 - Chuva do último dia de agosto acumulou 46 milímetros em Crissiumal


Madrugada teve chuva forte e até queda de granizo pequeno

 

A chuva do último dia em agosto acumulou 46 milímetros, sendo o dia de maior volume acumulado desde 23 de julho.

 

Agosto foi o segundo mês menos chuvoso de 2014, com 85 milímetros, apenas um volume maior do que o mês de fevereiro, que teve apenas 62 milímetros. O ano de 2014 tem ao todo 2027 milímetros de chuva, 600 a mais do que a mesma época em 2013.

 

O sábado foi de temperaturas elevadas em Crissiumal, onde a máxima atingiu 30ºC. Na madrugada de domingo a chuva chegou forte, com muitos raios e queda de granizo pequeno de curta duração. A manhã do domingo foi de chuva.

 

Segundo a Metsul Meteorologia “O fim de agosto e o começo de setembro tendem a ter aumento do ingresso de ar quente de Norte, o que se torna muito mais frequente ao longo de setembro e outubro, mas como ar frio ainda nos alcança nesta época do ano o resultado do encontro de massas de ar é tempo severo. Setembro, historicamente, marca um aumento relevante na ocorrência de temporais no Rio Grande do Sul. Apesar de ocorrências de granizo, o histórico mostra incidência maior de vendavais no nono mês do ano. Até mesmo alguns tornados. Dias frios ainda são anotados e há precedentes de episódios gelados e até com neve, mas são as jornadas de calor que aumentarão nas próximas semanas, o que favorecerá eventos de temporais aqui no Rio Grande do Sul.”

 

Os próximos dias em Crissiumal serão de temperaturas altas. Chove forte entre terça e quarta-feira.

Na foto acima uma saracura, ave bastante arisca, que aproveitou a manhã chuvosa para passear nas proximidades da Sede do Guia Crissiumal, em um gramado na Rua Coroados.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos