Notícia

Leite - 30/10/2014 - Mondaí adia proposta de pagamento e Fetraf convoca produtores para assembleia


Reunião aconteceu nesta sexta-feira

Em reunião ocorrida nesta sexta-feira, 30, entre dirigentes da Fetraf-RS, Fetraf-Sul e empresa Mondaí, novamente as Federações não obtiveram o cumprimento de tratativas acordadas no decorrer das negociações. A Mondaí não apresentou, conforme combinado, a proposta de pagamento aos agricultores, a quantidade de débitos pendentes e nem o número de lesados.  Apenas prometeu enviar uma sugestão de contrato, por e-mail, na próxima segunda-feira, 3.

 

Desde o mês de setembro a Fetraf tenta um acordo administrativo e, sucessivamente a empresa posterga a apresentação de uma proposta de quitação. Somente neste mês de outubro a Federação esteve reunida por quatro vezes com a Mondaí. Em reunião no dia 21 a empresa alegou que não tinha o levantamento total de débitos com os agricultores e, marcou novo encontro para dia 28 de manhã quando ligou desmarcando a agenda e, por insistência da Fetraf, a recebeu naquela tarde, sem apresentar nenhuma proposta. Na ocasião, agendou novo encontro para hoje, 30, quando prometeu apresentar solução e, novamente os agricultores saíram da reunião sem nenhuma perspectiva efetiva de recebimento.   

 

Diante da gravidade da situação, a Fetraf-RS convoca todos os produtores que não receberam pagamento da Mondaí, para assembleias municipais na próxima segunda-feira, às 9 horas, a serem realizadas nos sindicatos, em todos os municípios onde há agricultores com atrasos a receber. Se a empresa enviar a proposta de pagamento, as assembleias deverão deliberar sobre a aceitação do acordo proposto.  Caso a Mondaí não se manifestar, a partir de terça-feira a Fetraf-RS e Fetraf-Sul organizarão mobilizações na sede da laticínios com o objetivo de exigir o imediato pagamento do leite. 

 

Fonte: Fetraf Sul

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos