Notícia

Clima - 30/06/2016 - Depois de começar com frio extremo, junho termina com veranico no RS


Tardes deverão registrar calor

Vem aí dias com máxima passando dos 20ºC no Rio Grande do Sul. A partir desta quinta-feira, a temperatura sobe no Estado e o sol deve predominar. Em Porto Alegre, os termômetros podem marcar 24ºC à tarde, em Campo Bom pode chegar a 26ºC. Chuva só no domingo e no extremo sul. 

 

– A elevação dos termômetros se deve a um bloqueio atmosférico que está sobre o Rio Grande do Sul, que enfraquece os ventos do norte, mais frios – explica a meteorologista Patrícia Vieira, da Somar Meteorologia.

 

A quinta-feira amanheceu, novamente, com neblina, mas a intensidade foi menor do que nos últimos dias. Pela primeira vez nesta semana, o Aeroporto Internacional Salgado Filho operava visualmente.

 

Caxias do Sul, Gramado, Canela, São Francisco de Paula e FarroupilhaO tempo mais quente fecha junho, um mês marcado pelo frio extremo. A temperatura mínima do mês ficou entre 2ºC e 4ºC abaixo da média e a máxima entre 3ºC e 5ºC menor do que o normal para junho. Serafina Corrêa ficou com o título de cidade gaúcha mais fria. O município registrou a menor temperatura no mês: -5,1ºC, em 12 de junho. Mesmo com o frio extremo, não teve neve, mas a chuva congelada se fez presente em Caxias do Sul, Gramado, Canela, São Francisco de Paula e Farroupilha.

 

Já julho, de acordo com a Somar, não terá influência nem do El Niño nem do fenômeno La Niña. O mês pode ter chuva acima da média no sul do país, especialmente na metade sul do RS e no leste de Santa Catarina e Paraná. Segundo Patrícia, o mês pode ter ondas de frio intensa.

 

Fonte: ZH

Foto: Guia Crissiumal Arquivo

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos