Notícia

Clima - 29/09/2014 - Chuva mais uma vez causou transtornos na região. Interior de Humaitá teve animais levados pela força da água


Em Crissiumal pontilhões ficaram prejudicados. ERS 305 está em situação caótica

 

A chuva de mais de 130 milímetros que atingiu Crissiumal e região entre o domingo e a segunda-feira (29) provocou prejuízos pela terceira vez no ano.

 

A região já havia registrado episódios mais fortes de chuva em abril e em junho, quando o Rio Uruguai teve uma cheia histórica. Desta vez em Crissiumal os prejuízos não foram tão consideráveis, mas serão sentidos.

 

Em Humaitá, segundo reportagem do site da Rádio Alto Uruguai, três propriedades perderam animais devido à enchente que elevou o nível de rios. Na localidade de Linha Jacú, o agricultor Arnaldo Sechi teve três novilhas arrastadas pela correnteza do Lajeado Jacú. Na localidade de Lajeado Alvorada, o agricultor Paulo Horn relatou que cinco terneiros foram arrastados pela enchente do Lajeado Magro. Ainda em Lajeado Alvorada, a propriedade de Clóvis Collett também teve uma vaca e um terneiro arrastados pela água. Pelo menos dois destes animais foram encontrados mortos, os demais não foram encontrados (foto Rádio Alto Uruguai).

Os animais foram surpreendidos por uma enxurrada, em um momento de chuva muito forte de curta duração.

 

Pela manhã várias pontes estiveram submersas na região. No interior de Crissiumal alguns pontilhões ficaram danificados em virtude da ação da chuva (foto abaixo, Lajeado Teimoso). 

A Barragem do Lajeado Caçador mais uma vez teve sua passagem comprometida.

Na Corsan, a ponte entre Crissiumal e Tiradentes do Sul, ficou submersa pelo Rio Lajeado Grande, que mais uma vez teve um aumento considerável do seu nível, assim, como o Rio Buricá.

 

Segundo matéria do Jornal Folha Cidade de Horizontina as fortes chuvas pioram também a caótica situação da ERS 305 no trecho Horizontina-Crissiumal. Os buracos na pista praticamente se multiplicaram nas últimas horas com o trafego pesado. Alguns trechos na maior parte da rodovia que aguarda havia quase 25 anos pelas promessas de pavimentação e que receberam reposição de cascalho nos últimos dias, também geram transtornos aos usuários expondo um verdadeiro lamaçal.

 

A previsão para a terça e quarta-feira na região segue de chuva forte. Na sede do Guia Crissiumal, o mês de setembro registra 294 milímetros de chuva.

 

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos