Notícia

Saúde - 29/08/2016 - Nem todas as bolinhas na pele são verrugas


Por Dra Cecilia Pohl Scheid

 

Muitas pessoas usam o termo verruga para nomear várias  lesões na pele com aspecto de bolinhas, mas é preciso ter cuidado. A verdadeira verruga vulgar é causada por um vírus, o papilomavírus (HPV), portanto é contagiosa e deve ser tratada adequadamente para não proliferar. Em geral ela é da mesma cor da pele, áspera, endurecida e com a superfície irregular, podem ser encontradas isoladas na pele ou aglomeradas, os locais mais comuns são mãos, joelhos, cotovelos, principalmente em crianças e adolescentes.

 

Outra lesão que pode ser parecida com verrugas são as queratoses seborreicas, que surgem principalmente na pele da face e tronco de pessoas adultas, elas têm a superfície áspera, podem ser elevadas ou planas, com superfície rugosa e graxenta, podem variar de castanho claro até escuro. Elas não trazem risco à saúde, mas frequentemente são confundidas com verrugas e também cânceres de pele. Em algumas pessoas o seu aspecto pode trazer incomodo e podemos fazer pequenos procedimentos em consultório médico para tratar o problema.

 

O nevo, uma lesão benigna da pele, também é semelhante à uma bolinha, porém normalmente é regular e tem a superfície lisa, existem nevos da mesma cor da pele e outros que são castanhos, alguns podem ter pêlos. Eles também podem ser bem parecidos com alguns cânceres de pele, como o carcinoma basocelular e até mesmo o melanoma. 

 

Como visto acima, nem todas as bolinhas na pele podem ser chamadas de verruga, existem outras doenças que podem ser parecidas e por isso é necessário passar por uma avaliação médica e realizar o tratamento adequado para cada lesão. Nunca tente retirar uma lesão que você acha que é uma verruga com ácidos ou substância congelantes vendidas sem receita médica, você pode ficar com manchas e cicatrizes, ou piorar um câncer de pele.

 

A: Nevo B: Carcinoma Basocelular C: Melanoma Amelanótico 

 

D: Verruga Vulgar E: Ceratose Seborreica

 

Dra Cecilia Pohl Scheid

Médica CRM/RS 37.372

 

Atendimentos em Crissiumal 9 a 10 e 23 a 26 de setembro, fone (55) 9118 8800.

Postado: Leila Ruver
Vídeos