Notícia

Vera Academia - 29/08/2014 - Coluna Vera Academia 29082014


Cinco exercícios para deixar o metabolismo a mil

 

O metabolismo é um processo automático do organismo e a velocidade com que as calorias são gastas é determinada geneticamente, mas podemos interferir nesse sistema por meio da prática de exercícios físicos. De acordo com a intensidade e duração, ainda é possível continuar queimando calorias por algumas horas após a atividade. O exercício é fundamental para quem busca emagrecimento e diminuição da quantidade de gordura abdominal. Existem muitas opções para aumentar o gasto energético. Confira cinco tipos de exercícios que vão deixar seu metabolismo a mil:

 

Lutas – está no primeiro lugar do pódio. Boxe, Kickboxing, MuayThai e MMA, por exemplo, promovem grande gasto de energia por movimentarem muitos músculos e pela alta intensidade. Em uma hora de aula chega-se a gastar cerca de 800 kcal.

 

Pedalar – promove aumento da secreção de hormônios, como glucagon e adrenalina, que atuam no organismo promovendo maior utilização da gordura como fonte de energia, sendo assim, uma boa escolha para a diminuição da gordura corporal. Pedalar por 30 minutos com a frequência cardíaca em 80% promove um gasto energético em torno de 500 kcal.

 

Dança – A dança promove o movimento de um grande número de músculos, por isso é uma ótima opção para quem quer, além de se divertir e relaxar do estresse do dia a dia, diminuir alguns centímetros. Uma hora de aula chega a gastar em média 350 kcal.

 

Corrida – Correr 30 minutos a 80% da frequência cardíaca máxima promove um gasto energético em torno de 600 kcal. Isso porque a corrida movimenta grandes grupos musculares. Além disso, quanto mais tempo durar a corrida, maior vai ser a liberação de hormônios, como glucagon, adrenalina e cortisol, que promoverão grandes gastos energéticos por até duas horas depois.

 

Musculação – A musculação é um ótimo exercício físico para aumento da massa muscular, isso porque estimula o aumento da produção de testosterona e diminuição do cortisol. Há maior liberação de testosterona, além de promover maior utilização da gordura corporal como fonte de energia. Também estimula o aumento da massa muscular, o que promove o aumento do metabolismo basal. Treinos de intensidade moderada podem chegar a queimar 300 kcal.

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos