Notícia

Texto de Opinião - 29/07/2015 - Perdoar ou pedir perdão-Por Padre Renato José Rohr


Leia na íntegra

Existem Gestos humanos e divinos que engrandecem a pessoa, humildade e misericórdia caminham juntas. É de graça que se perdoa e gratuitamente se recebe o perdão.

 

O bonito na história do perdão é ir ao encontro para acolher a quem perdoar ou para ser perdoado. Ser perdoado é a situação em que se encontra toda humanidade e perdoar é a condição de cada ser humano para poder dizer que é discípulo de Cristo. 

 

O gesto de Cristo, vindo ao encontro do ser humano, é divino. Mesmo que o humano não tenha pedido perdão e nem sequer ter a condição de pedí-lo, Cristo vem gratuitamente para nos perdoar. Esta iniciativa divina é para o homem apreender a lição de ir ao encontro. Muitas pessoas esperam que o outro venha ao encontro para perdoar ou para pedir perdão. Quando não é por orgulho ou até por medo de ser humilhado, que as pessoas não vão ao encontro, não tomam a iniciativa de ir ao encontro, tanto da parte de quem ofendeu ou da parte de quem foi ofendido. Para dar este passo é preciso humildade e desejo de misericórdia. Se a ofensa é um peso, por outro lado, o perdão é alívio e graça tanto para quem perdoa quanto para quem é perdoado. O perdão não é condicionado, mas, é gratuito, generoso e livre.

 

Nem todas as pessoas apreenderam a lição do Mestre que veio ao nosso encontro, não para tirar satisfação, mas, para nos trazer generosamente seu perdão que nem sequer merecemos. Para isto Ele se inclina, se humilha, aceita a cruz e a morte, como se Ele fosse o malfeitor e faltoso. Ele nos mostra que o perdão sempre deve se dado, mesmo na cruz, onde Ele mesmo diz: “Pai perdoai-lhes, pois, eles não sabem o que fazem”. (Mt. 23,34). De fato, nós não imaginamos quanto mal faz o pecado aos irmãos e a nós mesmos, excluindo-nos da graça de Deus. Quantas passagens bíblicas, onde vemos Jesus perdoando, mesmo sem as pessoas pedirem seu perdão. Fato notável é o de Maria Madalena que demonstra atitude de humildade e arrependimento e por isso mais facilmente recebe o perdão do mestre que vê o coração da pecadora.

 

Jesus tem as duas atitudes mais elevadas, cheio de misericórdia, vem ao encontro do pecador e perdoa. Quem não teve culpa alguma foi julgado e condenado. Esta é a atitude de quem não entendeu a lição do Mestre. O justo, que veio ao encontro do pecador trazendo a todos o perdão e a misericórdia, Este foi morto injustamente. Para ser seguidor de Jesus é preciso incorporar na vida as atitudes de Jesus. Só entende a lição do amor quem vive as atitudes de perdão. Que ninguém diga que ama se não perdoa. Há gente esperando que o outro venha ao encontro para perdoar ou pedir perdão. Amigo! Olhemos a atitude de Jesus! Vamos ao encontro do próximo para perdoar ou pedir perdão.

 

Crissiumal, 29/07/15 Pe Renato José Rohr scj

Postado: Leila Ruver
Vídeos