Notícia

Agricultura - 29/07/2015 - ADESCO Crissiumal Compra mais 5 equipamentos


Associação conta com gerenciamento de mais de 30 máquinas


Talvez os leitores da cidade de Crissiumal visualizem um caminhão Mercedes MB - 1114 da cor azul - equipado com um tanque  de cor amarela - circulando pela cidade  e executando os serviços de limpeza de fossas sépticas.

 

Da mesma forma – pelo interior, circula um caminhão F-14.000 da cor amarela - equipado com um tanque  também de coloração amarelada, com função de distribuidor de esterco líquido de animais.

Estes caminhões são da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Crissiumal – mas conhecida como ADESCO.

 

Além destes dois caminhões, a ADESCO administra e gerencia várias máquinas e equipamentos através de um círculo de máquinas, contando atualmente com mais de 30 (trinta) unidades.

 

Estas máquinas/equipamentos (ensiladeiras, carretões, grampos de limpeza de solo=rastéis, roçadeiras, estão distribuídas entre as diferentes comunidades, onde cada comunidade tem um gerente de máquinas que é responsável pela organização das tarefas e pela sua manutenção.

 

Recentemente a ADESCO adquiriu outros cinco (05) equipamentos: 04 grampos de limpeza de solo e um terraceador de base larga. Todos estão em mãos de associados nas localidades de Esquina Uruguai, Lajeado Engano, Linha Concórdia, Linha Mirim e Lajeado Caçador.

 

A ADESCO já tem uma grande tradição na administração de equipamentos agrícolas, visto que através da sua diretoria e grupo de associados, apresenta condições administrativas satisfatórias e suficientes para espelhar com significativa grandeza e coerência a “personalidade jurídica e comunitária” da Associação. Conforme colocou o Presidente ARI DARCI LANZ: “Trabalhamos e administramos a ADESCO de forma séria e associativa, buscando uma parceira saudável e correta com todos os Associados, tudo através de convênios particulares ou públicos”.

 

“Quando surgem problemas de ordem coletiva  .....  estes são resolvidos de uma forma conjunta, buscando alcançar a solução de maneira dinâmica e objetiva, sempre visando o interesse do grupo ou da comunidade a que o gerente pertence”, alega Ari.

 

Pode-se frisar que um grupo de produtores organizados em uma associação com interesses comuns, tem seus laços familiares fortalecidos, pois estão unidos em torno de propostas e benefícios onde todos os integrantes de uma forma ou de outra apresentam suas vantagens.

 

No caso da ADESCO, todo o sócio quite com o seu anual (hoje R$ 20,00) tem direito de uso das máquinas, pagando apenas uma taxa diária proporcional ao volume de utilização.

 

Terraceador de base larga – Márcio Schumacher – Esquina Uruguai.

Rastel - Darci Mallmann - Lajeado Caçador.

Rastel - Dari Hoffmeister - Linha Concórdia.
Rastel - Roque Gregorius - Linha Mirim.
Rastel - Adélio Pavan - Lajeado Engano.
Fonte / Fotos - ADESCO
Postado: Leila Ruver
Vídeos