Notícia

Variedades - 29/07/2014 - Foi um sucesso a 10ª ManhockFest e 9ª Festa do Porco à Paraguaia


Festividade foi realizada no domingo

No domingo, 27 de julho, realizou-se em Humaitá nas dependências  do salão paroquial católico a  10ª ManhockFest e 9ª Festa do Porco à Paraguaia, em homenagem a passagem do dia do Colono e Motorista. O evento é tradicional no município  e promove a união de duas atividades econômicas importantes, o cultivo da mandioca e produção de suínos,  os quais são fontes de  renda   para a maioria das famílias agricultoras. Humaitá ocupa as primeiras colocações no ranking estadual na suinocultura e no cultivo de mandioca, sendo estes  matériaprima deste evento.

 

 Iniciando as festividades, na parte da manhã ocorreu a entrega de máquinas e caminhões adquiridos com recursos do Governo Federal, Estadual e Municipal.

 

 Ao meio dia, foi servido um almoço à centenas de pessoas que reuniram-se, atraídos pela gastronomia diversificada a base de mandioca e carne de porco, sendo este cardápio elaborado e coordenado pela EMATER/RS- Ascar e executado por um grupo de voluntárias da comunidade, as quais prepararam pratos de doces e salgados como: croquetes, bombocado de coco, lasanhas, pães e outros.

 

 Quanto ao preparo do Porco à paraguaia, foi de responsabilidade de um grupo, que iniciou as atividades, às 02 horas da manhã do dia 27,  porque  os suínos devem ser  temperados e colocados em grelhas para serem  assados  lentamente, durante  uma média de 08horas.

 

 Após o almoço, aconteceu uma domingueira com animação da Banda A Gurizada de Crissiumal e Banda Real Paraná. O evento foi organizado pela Administração Municipal, Centro Cultural Lurdes Célia Kreher  e EMATER-Ascar.

 

 Os organizadores do evento  agradecem aos  colaboradores  e  a toda  comunidade participante, tornando esta  festividade um  grande sucesso.

Fonte / Fotos: Assessoria de Imprensa
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos