Notícia

Vera Academia - 28/11/2014 - Coluna Vera Academia do dia 28112014


S.O.S Joelhos

 

Com o reconhecimento do valor do exercício físico, houve um aumento do número de pessoas que procuram ser mais ativas, trocando o elevador pela escada, o carro pela bicicleta. O que seria benéfico pode ser nocivo se houver exagero na dose ou se o corpo não estiver preparado para o esforço. Nem todo joelho aguenta sobrecarga. O desrespeito aos limites individuais favorece lesões e processos inflamatórios. As pessoas mais vulneráveis são as que nascem com pequenos defeitos de fábrica. Nem sempre as peças que integram o joelho (ossos, tendões, cartilagens e ligamentos) são formadas perfeitamente, e elas apresentam desvios. O treino mal orientado também pode fazer com que um lado se desenvolva mais que o outro, dificultando a harmonia entre os dois joelhos. Em ambos os casos, quando a articulação é submetida à sobrecarga, tanto na academia quanto no cotidiano, surge um processo inflamatório, que ocasiona a dor. Mas não é preciso ter um problema para sentir a área dolorida. Basta cometer abusos, como andar 10 quilômetros sem que os músculos e as estruturas estejam preparados.

 

A dor, inclusive, pode ser decorrente de desgaste, e não só em idosos. Jovens também podem sofrer de condromalácia, desgaste de cartilagem da patela. O problema pode ir do mais simples, quando ocorre o amolecimento dessa estrutura, até o mais grave, mais comum na população idosa, quando a cartilagem praticamente desaparece e osso fica atritando com osso. Para quem tem o quadro, ficar muito tempo sentado no trabalho, em viagens longas ou até mesmo assistindo TV pressiona a área desgastada e causa dor. Daí a importância de fazer alongamentos periódicos. Também na condromalácia, os principais desencadeantes são exercícios exagerados ou praticados por sedentários sem o devido condicionamento físico. Os movimentos mais perigosos são os que exigem hiperflexão da articulação, como a postura de ioga em que se senta em cima dos próprios pés: pode danificar o menisco, cartilagem em forma de C nas laterais do joelho, que serve para amortecer o impacto. Os agachamentos também são vistos com reserva porque a articulação é submetida à grande flexão e depois estendida repetidas vezes. Ainda pior é um movimento que ocorre mais no futebol: os pés permanecem fixos no chão (presos pela chuteira), mas o quadril e os joelhos giram para um lado. A probabilidade de lesão nesse caso é muito grande.

 

Estar acima do peso também é um risco para a saúde dos joelhos, é que aumenta o risco de inflamações nos tendões, pois os joelhos tem que arcar com uma carga maior, e tendões mal condicionados talvez não suportem a demanda. Dez quilos a mais já fazem a diferença. Além disso, gordinhos são mais suscetíveis às lesões no menisco a ponto de rasgá-lo até em situações bem prosaicas como ao agachar para ligar o plugue na tomada. Por isso, a programação de exercícios para quem está acima do peso tem que ser mais cautelosa. Isso não quer dizer que obesos nunca podem fazer agachamentos. Se houver o controle da dieta para a perda de peso e, principalmente, um bom condicionamento da coxa e da perna, com exercícios bem orientados de fortalecimento e alongamento dos músculos e dos tendões, pode ser que a articulação passe a responder melhor e tolere o movimento sem produzir inflamações e desgastes.

 

Independente do caso, no caso de o joelho incomodar, é imprescindível procurar um médico o quanto antes para pesquisar a origem da queixa. Se for um trauma, bateu o joelho, coloque gelo. Frio é melhor para processos inflamatórios. Já no caso de desgaste, a compressa deve ser quente, pois o frio aumenta a dor. Para prevenir os problemas é importante evitar movimentos lesivos, sobretudo se não tiver efetuado um fortalecimento prévio da coxa. Ao usar aparelhos da academia, como leg-press e cadeiras extensora e flexora, fazer movimentos mais curtos, fugindo dos dois extremos, que são o máximo de flexão e a extensão total. Regular o banco da bicicleta para não dobrar demais os joelhos nem estendê-los totalmente. Se quiser correr, comece caminhando e aumente a intensidade aos poucos. Escolha tênis adequados ao esporte. E, de preferência, conte com a orientação de um profissional de educação física.

Postado: Leila Ruver
Vídeos