Notícia

Geral - 28/09/2016 - Crissiumal terá duas urnas no plebiscito do movimento O Sul é Meu País do sábado


Uma urna será fixa e outra etinerante

No próximo sábado, dia 1° de outubro, nos três estados do  Sul do Brasil será realizada uma consulta popular, com o objetivo de saber se a população dos três estados é a favor da criação de um novo país, movimento intitulado “O Sul é Meu País”. 

 

O Movimento, que é sem fins partidários e busca transformação, contará com 500 urnas espalhadas por cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. 

 

Em Crissiumal duas urnas vão estar disponíveis para a votação da população. Uma será itinerante e estará percorrendo pontos comerciais. A outra será instalada pela manhã em frente à Agropecuária João de Barro, no centro da cidade. Todos os cidadãos maiores de 18 anos poderão votar na consulta. 

 

O voto será na cédula e consiste em decidir pelo sim ou pelo não em relação ao separatismo.  A votação não é obrigatória, porém, para participar, é necessário apresentar um documento de identificação. A partir do resultado da Consulta Popular, se houver aprovação de 5% da população a consulta será validada, e será encaminhado para a ONU (Organização das Nações Unidas), para o Congresso Nacional, para a UNPO (União dos Povos não Representados) e para o Tribunal Superior dos Povos.

 

Em seguida, a ONU (Organização das Nações Unidas), encaminhará um documento para Brasília, onde será necessária uma alteração constitucional e, a partir disso, poderá ser autorizado um plebiscito para definir essa separação. 

 

O movimento surgiu oficialmente durante o 2º Congresso Separatista, que aconteceu nos dias 18 e 19 de julho de 1992 no município Laguna de  SC,  fundado pelo político Adílcio Cadorin.  . A sua sede nacional situa-se na cidade de Curitiba  e existem comissões em diversos municípios  do Sul. Os fatores que motivaram a criação deste movimento são políticos, tributários, econômicos, culturais e sociais. Os três estados  juntos somam uma população de quase 28 milhões de habitantes.

 

Um dos dados divulgados para estimular esta ideia é referente às arrecadações, entre 2011 a 2014, quando o governo federal abocanhou R$ 501 bilhões dos estados do Sul e o retorno ficou na ordem de R$ 119 bilhões. 

 

Três Passos, Santo Augusto, Horizontina, Campo Novo e Nova Candelária também terão urnas para votação.

 

As urnas que serão utilizadas em Crissiumal serão disponibilizadas pelo Coordenador da Região, Jairo Renz, de Três Passos.

 

Fonte: Guia Crissiumal

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos