Notícia

Agricultura - 28/07/2014 - Tiradentes do Sul teve no final de semana a sua tradicional festa do Colono e Motorista


Foi a 24ª edição da festa

Uma festa que ficará marcada na história de Tiradentes do Sul mobilizou centenas de pessoas de diversos Municípios, que com muito orgulho e amor a profissão participaram de toda a programação alusiva ao evento. A data 27 de julho de 2014 será lembrada por todos que estiveram presentes na realização da 24ª edição da festa do colono e motorista ocorrida na localidade de Novo Planalto, como sendo um dos melhores eventos já realizados no Município.

 

Integrando a programação, às 9 horas e 30 minutos ocorreu o cerimonial de abertura oficial com presença e pronunciamento de várias autoridades, entre elas; representantes da comissão da festa do colono e motorista, Prefeito Municipal João Carlos Hickmann e primeira dama Lurdes Hickmann, Secretários Municipais, Deputada Estadual Zilá Maria Breintenbach, Emater, Fetraf-Sul/CUT, Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, Escolas, Cooperativas, Instituições Financeiras, Entidades Civis e Religiosas entre outras.

 

Para o Prefeito João Carlos Hickmann, esse evento vem resgatar a valorização daqueles que com coragem, determinação e persistência desbravaram e conquistaram o seu reconhecimento no decorrer dos tempos. Conforme Hickmann, é graças as mãos desses colonos que hoje temos uma agricultura cada vez mais forte e competitiva, produzindo alimentos que saciam a fome de milhões de brasileiros e no mundo inteiro. Lembrou também a importância do motorista que enfrenta dificuldades nas suas idas e voltas, muitas vezes pela falta de segurança ou demais perigos enfrentados no transporte da produção.

 

Realizada anualmente, rotativamente nos cinco distritos do município, neste ano buscou-se resgatar o desfile cultural em homenagem ao colono e ao motorista que trabalham incansavelmente na produção e transporte dos alimentos. O tema escolhido para essa edição foi a sustentabilidade. Durante o desfile foi apresentada a contextualização histórica da agricultura, costumes da época, caixa rural, bacia leiteira , agroindústrias e a modernização na agricultura.

 

Esse desfile teve como principal objetivo resgatar a história da nossa agricultura, demonstrando como era realizado cada processo e as mudanças que houveram com o passar dos anos.

 

Após o desfile ocorreu a 13ª Mostra e julgamento da terneira com suas devidas classificações e premiações. Inserindo-se ao evento houve outras atrações, dentre elas; alvorada, mateada, benção ecumênica, almoço, sorteio da Acips e após reunião dançante. No sábado ocorreram jogos de integração com várias modalidades: bolãozinho misto, canastra feminino, canastra masculino, bocha masculino, jogo de 48 misto, vôlei feminino, futebol sete adulto, futebol sete mirim e boliche misto 3ª idade.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

 

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos