Notícia

Texto de Opinião - 28/05/2016 - ACNE. O que você precisa saber


Por Dra Cecilia Pohl Scheid

Acne é uma doença inflamatória da pele, comum em adolescentes que apresentam cravos, espinhas e até lesões císticas maiores. O mais temido é que se não forem tratadas adequadamente podem deixar cicatrizes que prejudicam a autoestima e qualidade de vida.

 

Estima-se que aproximadamente 85% dos adolescentes entre 12 e 24 anos sejam afetados e frequentemente pode continuar sendo um problema em adultos, principalmente nas mulheres.

 

São vários os fatores envolvidos para o desenvolvimento da acne. Existe um fator genético, onde os filhos de pais com acne tem maior tendência ao seu desenvolvimento. Os efeitos hormonais estão presentes no estímulo da secreção sebácea, chave para o seu desenvolvimento, pois aumentam a secreção de sebo que vai obstruir seu local de saída na pele formando os cravos, isto também favorece o crescimento de bactérias, especialmente a Propinobacterium acnes. A relação entre a acne a alimentação permanece bastante controversa. Alguns produtos como andrógenos anabolizantes, suplementos nutricionais, medicamentos e doenças como a Síndrome dos Ovários Policísticos podem desencadear ou agravar a doença.

 

Existem basicamente duas apresentações:

- Acne não-inflamatória, isto é, sem infecção, com lesões chamadas de comedões, os populares cravos que podem ser brancos ou pretos.

- Acne inflamatória que apresenta além de cravos das espinhas avermelhadas e dolorosas que podem ser pequenas ou grandes formando cistos que podem deixar muitas cicatrizes na face.

 

As lesões ocorrem mais frequentemente na face, ombros, peito e costas. O diagnóstico é feito através de exame físico e eventualmente laboratorial, por isso a necessidade de passar por uma avaliação médica, pois pode ser dificil diferenciar quadros de acne de outras doenças como rosácea, dermatite perioral e outras foliculites.

 

O tratamento depende da gravidade das lesões e pode ser desde medidas para controle da oleosidade até antibióticos e isotretinoína, outras possibilidades também podem ser empregadas, como; limpeza de pele, peelings químicos e laser. O principal motivo para o tratamento adequado é prevenir as complicações como manchas e cicatrizes que quando acontecem podem ser de difícil tratamento, além de pesquisar e tratar doencas e alteraçoes que podem estar envolvidas.

 

Recomendações para pacientes com acne:

- Lavar o rosto duas vezes ao dia.

- Evitar ficar passando a mão no rosto durante o dia.

- Não espremer cravos e espinhas.

- Evitar comer excessivamente produtos lácteos e carboidratos de alto índice glicêmico, como pães, biscoitos e batata frita, pois podem piorar o quadro.

- Evitar maquiagens e produtos cosméticos oleosos.

- Sempre retirar a maquiagem antes de dormir.

 

Dra Cecilia Pohl Scheid

Médica CRM/RS 37.372

 

Dra Cecilia vai estar atendendo no seu consultorio em Crissiumal dias 09,10 e 11 de junho. Consultas podem ser marcadas pelo telefone (55)91188800.

 

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos