Notícia

Educação - 28/01/2015 - Acadêmicos de Biologia da UFSM campus Palmeira das Missões fotografam espécie de pássaro raro em Crissiumal


Foto foi registrada no final de semana

Os Acadêmicos de Biologia da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, Thuani Saldanha Wagener e Luis Eduardo Silva dos Santos fotografaram uma espécie bastante rara de pássaro no último final de semana em Crissiumal.

 

A dupla fotografou um Sanhaçu Cinzento, que tem uma coloração bem mais clara, quase branca, se comparado com o tradicional, bastante visto e que é popularmente chamado de “Papa Figo” na região.

 

Thuani cursa o 6º semestre e Luis Eduardo o 7º do curso de Biologia e ambos participam de um grupo de estudos UFSM- campus Palmeira das Missões que trabalha com aves. Luis Eduardo relatou: “fizemos o trabalho de levantamento do campus da faculdade e esse ano a gente pretende fazer o da cidade, porém a gente também viaja para outros lugares a procura de espécies diferente, então fomos para Crissiumal atrás de um sanhaçu-cinzento - Tangara- sayca, que apresenta uma coloração branca que é muito raro acontecer o nome disso é leucismo”.

 

Luis Eduardo relatou que nos três dias em Crissiumal registraram 55 espécies de pássaros, algumas dentificadas por foto e outras pela localização.

 

Thuani, que é filha do Sargento da Brigada Militar de Crissiumal Rogério Wagener, relatou que ela e Eduardo já fotografaram em Palmeira das Missões o Gaviãozinho, no primeiro registro para o Sul do Brasil.

 

Ela destacou quando perguntada por Crissiumal: “Ficamos surpresos como é preservado aí, bastante mata fechada o que não encontramos por aqui. A proximidade com a Argentina e com o Salto do Yukumã trás possibilidade de registros bem legais, sem falar que há carência de registros ornitológicos no município”.

 

Para ver as fotos do perfil de Thuani no wikiaves clique no link abaixo:

http://www.wikiaves.com/perfil_thuisa

 

E no link abaixo as fotos de Luis Eduardo:

http://www.wikiaves.com.br/perfil_BIDA165

 

Thuani destaca ao final da entrevista que pretende voltar a fazer fotos em Crissiumal em breve.

 

Fotos: Thuani Saldanha Wagener e Luis Eduardi Silva dos Santos

Texto: Guia Crissiumal

 

 

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos