Notícia

Texto de Opinião - 27/09/2016 - A importância da leitura em nosso vocabulário e escrita


Por Marcia Grubler, professora

 

A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a “compreender”  o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro. As tecnologias do mundo moderno fizeram com que as pessoas deixassem a leitura de livros de lado, o que resultou em jovens cada vez mais desinteressados pelos livros, possuindo vocabulários cada vez mais pobres.

 

Muitos dizem não ter paciência para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de hábito, pois se a leitura fosse um hábito todos saberiam apreciar uma boa obra literária, por exemplo. E além de melhorar a escrita e estimular a imaginação, a leitura também proporciona diferentes tipos de conhecimentos em variadas áreas e para toda vida. Quem lê mais, sabe mais, interpreta melhor tudo o que lhe é proposto no dia a dia, seja dentro da sala de aula ou fora dela.                                           

 

A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Para isso acontecer é preciso algum entendimento das regras ortográficas, conhecer as formas linguísticas.

 

Pois, numa leitura satisfatória, ou seja, na qual a compreensão do que se lê é alcançada, esses diversos tipos de conhecimento estão em interação. Logo percebemos que a leitura é um processo interativo. Dúvidas que temos ao escrever poderiam ser sanadas com uma boa leitura e talvez nem as teríamos, pois compreender o que os outros dizem, faz o ser humano mais confiante naquilo que faz ou escreve, terá uma opinião formada sendo   assim mais crítico diante dos acontecimentos ao seu redor.      

 

O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, começando em casa com a família e depois na escola como processo ensino aprendizagem, formando assim um adulto culto, dinâmico e perspicaz. Sem falar do seu   vocabulário que será fantástico e muito amplo, com facilidade enorme de escrever sobre qualquer assunto que lhe será proposto.

 

Marcia Grubler - Professora                

Postado: Leila Ruver
Vídeos