Notícia

Texto de Opinião - 27/08/2014 - Misericórdia-Por Padre Renato José Rohr


Leia na íntegra o texto do Pároco da Igreja Católica de Crissiumal

“Bem aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (MT. 5,7). “Com a mesma medida com que medirdes sereis medidos” (Lc 6, 38b).

 

Deus se mostra extremamente misericordioso com toda humanidade. A misericórdia é uma das qualidades predominantes de Deus em relação ao ser humano revelada pela sua ternura, clemência, compaixão e paciência. É nas parábolas que Jesus mostra o tamanho da misericórdia divina. É nas suas atitudes e maneira de acolher os mais necessitados que Jesus revela a sua misericórdia divina. O símbolo e sinal desta sua grandiosidade e da sua benevolência é a realidade da cruz. Ser misericordioso é ter coração com os miseráveis. Jesus mostrou ser este coração generoso e aberto para toda humanidade.

 

É Deus que em Cristo mostrou seu coração bondoso com a humanidade, este que não tinha seu coração voltado para Ele. Jesus deixou abrir o seu coração para o homem que tinha o coração fechado para Deus. O que falta para o mundo de hoje é coração. O mundo está carente de corações para com os pobres e sofredores. Aliás, existem tantos sofrimentos e misérias, pela falta de corações generosos e misericordiosos.

 

Jesus veio trazer a misericórdia para toda humanidade. Deus derramou copiosamente sua misericórdia sobre todos. Basta cada olhar para cruz e se sentir envolvido pelo coração divino. A maior miséria do mundo é o pecado. E sobre esta miséria humana Deus abre o seu coração, ou seja, acolhe no seu coração a todos nós que somos miseráveis pecadores.

 

Maria, no seu magnificat, também exalta a misericórdia divina quando diz; “Ele foi misericordioso com nossos pais, recordou-se de sua santa aliança”. O mundo de hoje precisa de corações marianos e divinos. É a misericórdia divina que torna possível a conversão humana, pois, tudo é iniciativa divina. O homem necessariamente precisa ser misericordioso para atrair sobre si este bem maior de Deus, e poder se sentir como filho de Deus. É a nossa vez de termos um coração aberto e acolhedor para com aqueles que um dia nos fecharam o seu coração.

 

Há muita gente, não vivendo tão feliz, porque ainda não abriram o seu coração para acolher a misericórdia divina, e por isso, também não querem derramá-la sobre alguém que um dia lhes ofendeu ou machucou.

 

São Paulo diz; “Haja entre vós o mesmo sentir e pensar que no Cristo Jesus” (Fil. 2,5). Amigo! Não deixe de ser misericordioso, ainda mais que queres te sentir amigo de Deus. Abra o coração para Deus e para os irmãos, isto te dará muita paz e mais alegria de viver. “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso” (Lc. 6,36).

 

 

Crissiumal, 27/08/14 Pe. Renato José Rohr, scj

Postado: Leila Ruver
Vídeos