Notícia

Vera Academia - 26/08/2016 - Coluna Vera Academia dia 26082016


Mamãe sarada - Entenda por que mexer o corpo nessa fase é importante

 

É possível manter uma rotina de exercícios regulares antes, durante e depois da gravidez. Se praticada dentro de limites estipulados por um médico, a atividade física proporciona uma série de benefícios para a gestante e para o bebê. O principal deles é evitar doenças como hipertensão e diabetes, além de combater a obesidade e as dores no corpo. Os exercícios também dão mais disposição e força para a mulher encarar a vida de mãe que, diga-se de passagem, não é fácil. Também vão ajudar a nova mamãe a dormir melhor, o que é precioso nesse período. Após o parto, movimentar-se significa ainda tonificar e recompor músculos muito exigidos durante a gravidez e no parto, como os abdominais e os pélvicos, assim como neutralizar o estresse e a ansiedade. Se o bebê puder participar, o exercício vira uma brincadeira e estreita ainda mais o vínculo afetivo com a mãe. 

 

A recuperação de um parto é lenta. A mulher precisa aguardar até que seu corpo volte a ser o que era antes da gravidez para pegar pesado na malhação. E também se organizar diante da nova vida, agora com um filho pequeno. Cabe ao médico liberar ou não os exercícios. Em geral, os primeiros dez dias são de pura adaptação, com atenção quase exclusiva ao bebê. Ainda não é hora de suar a camisa. Esse aviso vale, principalmente, para quem se submeteu a uma cesariana. Somente após 30 a 45 dias é possível retomar, devagarzinho, algumas atividades mais leves. Em aproximadamente 60 dias,  no máximo em 90, a mulher costuma estar fisicamente pronta para voltar ao treino a que estava acostumada antes de engravidar. Quando o bebê completa 6 meses de vida, torna-se mais independente e a mãe pode dedicar mais tempo a si. 

 

Apesar de ser uma atividade quase estática, dar o peito ao filho é uma prática que queima muitas calorias. A amamentação consome boa parte da energia da mulher. Também por isso, o exercício não deve ser exagerado, caso contrário, a produção de leite pode ser comprometida. Outra preocupação importante é a postura ao amamentar. O bebê deve ser levado ao peito, e não o inverso. A dica é usar almofadas altas sob os antebraços para não curvar a coluna, sempre com o abdômen contraído e as costas retas. Isso previne dores e inicia o fortalecimento muscular. 

 

A mulher que enfrentou um parto normal pode começar a trabalhar os músculos da barriga logo que volta para a casa, sempre sob a orientação médica. Um exercício simples e eficiente é o abdominal, em intensidade bem leve. Pode-se também invistir na posição chamada prancha abdominal. Esse movimento ajuda a reaproximar as fibras musculares distendidas da gravidez. Além de favorecer a questão estética, a prancha melhora a postura e alivia dores.  É possível e necessário tonificar a musculatura do períneo, ânus e vagina, nos primeiros dias após o parto. Pelo menos nos casos em que ele for normal. Quem se submeteu a uma cesariana precisa discutir com o médico essa questão do tempo.   

 

Andar pode ser um bom recomeço depois de alguns dias parada por causa do parto. Mas é preciso conversar com o médico para que ele libere a volta aos exercícios aeróbios. Normalmente, os especialistas estipulam 42 dias por um motivo que ninguém sabe explicar. Só que esse período varia de uma mãe para outra, dependendo da recuperação de cada uma. Mulheres mais ativas podem até voltar a correr. Também deverão usar sutiã de alça larga, mais esportivo, ou top. Lembre-se de que as mamas estão mais cheias e pesadas. Ah, e jamais se esqueça da hidratação.

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos