Notícia

Vera Academia - 25/07/2014 - Coluna Vera Academia 25072014


21 hábitos das pessoas extremamente felizes – parte II

 

Seguindo o cronograma, nesta coluna continuamos com o mesmo assunto da semana passada, em que foram citados as cinco primeiras inclinações de pessoas felizes. A seguir, mais cinco:

 

6. Elas apreciam os pequenos prazeres: Um sorvete de casquinha com uma espiral perfeita. Um cachorro feliz da vida. As pessoas felizes conseguem apreciar esse tipo de prazer cotidiano. Encontrar sentido nas pequenas coisas e serem gratos por tudo o que eles de fato têm, por acharem que está associado à ideia geral de felicidade.

 

7. Elas dedicam parte de seu tempo para doações: Mesmo que o dia tenha só 24 horas, pessoas positivas usam parte desse tempo para fazer bem a outras, o que, em contrapartida, faz bem a elas mesmas. Essas pessoas também experimentam o que os pesquisadores chamam de “o barato de ajudar”, um estado eufórico observado nas pessoas envolvidas em atos de caridade. “É um ‘barato’ literal, como aquele induzido por drogas”. O ato de fazer uma doação financeira ativa o centro de recompensas no nosso cérebro responsável pela euforia mediada pela dopamina.

 

8. Elas se permitem perder a noção do tempo (e às vezes sem querer): Quando você está imerso numa atividade que é ao mesmo tempo desafiadora, revigorante e significativa, você está experimentando um estado mental chamado de “fluidez”. Pessoas felizes buscam esse “entusiasmo” ou “empolgação”, o que diminui a inibição e promove sensações associadas ao sucesso. Para que haja ‘fluidez’ é preciso encarar a atividade como voluntária e prazerosa, não necessariamente tendo um final claro.

 

9. Elas trocam o bate-papo por conversas mais profundas: Nada errado com aquele papo de vez em quando, mas sentar para conversar sobre as coisas que importam é importante para curtir a vida. Aqueles que conversam profundamente em vez de ficar batendo papo se sentem mais satisfeitos.“Queria ter tido a coragem de dizer o que sentia” é um dos cinco principais arrependimento de quem está morrendo, um sentimento que indica que talvez desejemos ter passado menos tempo falando da chuva e mais tempo falando do que realmente nos toca.

 

10. Elas gastam dinheiro com outras pessoas: Talvez o dinheiro compre felicidade. Um estudo recente apontou que investir o dinheiro em outras pessoas tem mais impacto na felicidade que gastar consigo mesmo.

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos