Notícia

Texto de Opinião - 25/05/2015 - Pentecostes O Espírito Santo Nos Convence - Pastor Leandro Born


Leia na íntegra

Iniciamos um novo período no Calendário da Igreja Cristã. Ontem foi o Domingo de Pentecostes. Lembramo-nos da descida do Espírito Santo. 

 

Nesse texto, quero trazer um resumo da prédica do culto do último final de semana, sob o tema: O Espírito Santo nos convence. O texto bíblico base são as palavras de Jesus: “Quando ele vier (o Espírito Santo), convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.” (João 16.8).

 

Todos os dias na TV ou no rádio vemos e ouvimos muitos comerciais. Seja de operadoras de celular, de cervejas, de postos de gasolina, etc. Todos os comerciais são realizados com o objetivo de convencer. Convencer de que eles têm o melhor produto a oferecer.

 

No texto do Evangelho de João 16 – Jesus fala que o Espírito Santo também vem para nos convencer. Mas convencer do que? 

 

Em primeiro lugar – do pecado: convencer o mundo, ou seja, todos nós de nossa culpabilidade diante de Deus. Muitas pessoas vão à igreja e não querem ouvir que são pecadores. Mas o Espírito Santo vem para nos convencer de que não apenas fazemos pecados, mas somos pecadores em nossa essência. 

 

Em segundo lugar – da justiça: convencer que a justiça humana é totalmente diferente da justiça de Deus. A justiça do mundo é imperfeita e mesquinha. Tanto é que o profeta Isaías a compara como “sendo um trapo de imundícia” (Isaías 64.6). Ou seja, o Espírito Santo vem para convencer que a justiça baseada em nossos próprios esforços é vazia. O Espírito Santo vem para convencer que a justiça está fora de nós, ela está na Obra de Jesus Cristo. 

 

Em terceiro lugar – do juízo: convencer de que o mundo está equivocado a respeito do julgamento. A sentença do julgamento humano está fundamentada nas aparências. O Espírito Santo vem para convencer de que somente o julgamento de Deus é perfeito. E Deus já julgou o “príncipe deste mundo” (Jo 16.11). 

 

Enquanto os comerciais querem nos convencer de que seus produtos são os melhores, a Igreja Cristã está no mundo para convencer: convencer de que o trabalho do Espírito Santo é perfeito. Ele realiza seu trabalho para convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo.

 

Pastor Leandro Born – Igreja Evangélica Luterana do Brasil – IELB – Crissiumal/RS

Postado: Leila Ruver
Vídeos