Notícia

Texto de Opinião - 24/08/2016 - Portas - Por Padre Renato José Rohr


Leia na íntegra

 

Passagem, entrada ou saída, segurança e privacidade. Abertas ou fechadas, largas ou estreitas. Esperança de vida nova.

 

Nem sempre as portas mais largas são de melhor acesso. Jesus mesmo nos convida a entrarmos pela porta estreita. É melhor entrar com dificuldades para alcançar o bem do que de maneira fácil ir em busca da desgraça Jesus nos diz: “Entrem pela porta estreita, porque é larga a porta e espaçoso o caminho que leva para a perdição”            (cfr.Mt 7 13-14). Na vida nos são apresentadas muitas portas. Também a vida nos apresenta muitos caminhos. É Jesus que se apresenta a nós dizendo; “Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo. Entrará e sairá e encontrará pastagem” (Jo 10,9). Jesus é a porta da salvação. Ele não veio apenas abrir uma porta, Também não veio apenas indicar um caminho, mas Ele é a única porta e o único caminho de salvação “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim” (Jo 14, 6). Sabemos que existem portas e caminhos diferentes. Não existem dúvidas quanto à escolha que deve ser feita.

 

Há portas que não devem ser acessadas para quem busca o reino de Deus. Mas, no mundo em que vivemos, há portas fechadas para pessoas que não tem acesso à uma vida melhor. O pior não é alguém encontrar alguma porta que está fechada, pois,ainda podem ser abertas, mas, o pior de tudo é alguém ver, com esperança, uma porta aberta e quando a pessoa que se aproxima esta lhe é fechada. Como é gratificante quando alguém diz; fulano me abriu a porta para uma vida melhor. Nós não somos portas, mas, podemos mostrar para os outros a porta e o caminho para uma vida melhor tanto na vida profissional e mais ainda na vida espiritual. Quando nascemos Deus nos abriu as portas para a vida.

 

Existe, porém, uma porta pela qual cada um de nós é responsável, é a porta do nosso coração. Existem corações fechados. Todos nós sabemos que a porta do coração se abre de dentro para fora. Há pessoas que tem o coração fechado. Somos nós que escolhemos entrar ou não pela porta da salvação ou pela porta da perdição, existem os dois caminhos. Qual é a porta e o caminho que escolhemos no dia a dia da nossa vida?

 

É com a chave da cruz que Jesus abriu para toda a humanidade a porta do reino de Deus. Acontece que pessoas começam a abrir o coração para Deus quando começam a surgir as cruzes da vida. Oxalá que nenhum ser humano perca a chance de se aproximar Daquele que é o caminho e a porta para entrar no Reino de Deus.

 

Amigo e amiga! Tenhamos sempre o nosso coração aberto para acolher em nós a presença de Deus. E um coração aberto para ajudar a outros a encontrarem o bom caminho e entrarem por Aquele que é a porta da salvação.

 

Ariquemes, 24/08/16 Pe. Renato José Rohr scj

Postado: Leila Ruver
Vídeos