Notícia

Clima - 24/07/2016 - Metsul emite alerta para possibilidade de temporais nesta semana


Segunda-feira será de temperatura alta

A MetSul Meteorologia emitiu neste domingo advertência sobre condições atmosféricas adversas no Rio Grande do Sul entre esta segunda e a quarta-feira. Amanhã (25), corrente de jato (corredor de vento) em baixos níveis da atmosfera que se origina na Bolívia passa a atuar sobre o Estado, trazendo ar quente e vento do quadrante Norte que deve ter rajadas em algumas regiões. A temperatura terá forte elevação com calor em algumas áreas. Com isso, a atmosfera se instabiliza em parte do território gaúcho. Já no começo do dia pode ter chuva em pontos próximos do Uruguai, mas será, sobretudo, à noite que a instabilidade afeta um maior número de localidades que antes registram sol e temperatura alta durante o dia. Como a corrente de jato estará mais ativa à noite e a atmosfera no horário vai estar mais quente, o risco de temporais é alto. Há possibilidade de granizo e vendavais, alguns potencialmente severos e com risco de danos.

 

Na terça-feira (26), principalmente entre a madrugada e de manhã, o cenário se complica mais à medida que uma frente fria avança pelo Rio Grande do Sul. Ao encontrar o ar quente no Estado o risco de temporais aumenta, especialmente em cidades do Centro para o Norte do Estado, incluindo a Grande Porto Alegre. Uma vez que na madrugada a corrente de jato em baixos níveis estará muito intensa sobre a Metade Norte gaúcha, com vento de até 100 km/h a 120 km/h a 1500 metros de altitude, temporais fortes a severos são um risco. No decorrer da terça, a instabilidade cede na maioria das regiões à medida que começa a se dar o ingresso de ar frio que chegará acompanhado de vento moderado e por vezes forte gerado por um ciclone extratropical no litoral do Uruguai. No Uruguai, este ciclone deve trazer vento forte a intenso amanhã (25) e na terça (26/7) com rajadas de 100 km/h a 120 km/h na costa, potencialmente superiores em alguns pontos, com alto risco de quedas de árvores e danos em estruturas em departamentos da costa. Maldonado e Rocha podem ser os locais mais afetados. Entre a segunda e terça, o Uruguai ainda deve ter chuva localmente forte a intensa com altos volumes em algumas áreas.

 

Na quarta (27), apesar de instabilidade passageira ainda associada à circulação ciclônica no Sul e Leste do Estado, o tempo melhora no Rio Grande do Sul com sol e nuvens. Não se espera mais o risco de temporal. O vento, contudo, ainda pode ser forte com rajadas entre 70 km/h e 90 km/h em pontos do Sul e do Leste do Estado devido à influência do ciclone sobre o Atlântico Sul e que já estará se distanciando do continente. As rajadas mais fortes são esperadas sobre as lagoas e a faixa costeira, podendo afetar as operações do porto em Rio Grande. A navegação não será recomendável. Espera-se uma quarta-feira fria e com baixa sensação térmica. (Meteorologista Estael Sias)

 

Fonte: Metsul

Foto: Guia Crissiumal Arquivo

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos