Notícia

Texto de Opinião - 23/07/2014 - Por que discutir-Por Padre Renato José Rohr


Leia na íntegra o texto do Pároco da Igreja Católica de Crissiumal

 

Entre as pessoas é normal haver atitudes e palavras diferentes. Podemos ter pontos de vista diferentes, o que não é motivo de isolamento, incompreensão ou desrespeito.

 

A arte de saber propor idéias e aceitar pontos de vista do outro faz com que a pessoa dialogue. É próprio de pessoas sábias e educadas saber colocar com clareza e respeito a própria idéia e acolher com paciência e respeito o ponto de vista do outro.

 

Há pessoas que só querem discutir porque não sabem dialogar, pois nunca querem admitir que o ponto de vista do outro prevaleça. Pois sempre acham que só eles tem a razão ou a verdade. É bom lembrar que cada ponto de vista é a vista de um ponto. Existem idéias diferentes. Dois pontos de vista diferentes e até contrários podem esta certos mesmo quando um diz que é à direita e o outro diz que é à esquerda quando os dois estão em lugares opostos. Ninguém gosta de dialogar e muito menos de discutir com quem se acha dono da verdade e não admite que o outro também possa ter razão.

 

Nunca deveria haver discussão em família. Diálogo sim. A discussão sempre fragiliza a situação entre esposo e esposa, pois cada um sempre quer ter razão. Normalmente a discussão já é sintoma de incompreensão e desentendimento levando ao desrespeito. Nem entre pais e filhos deveria haver discussão, pois, é falta de autoridade e de respeito e leva ao distanciamento. Diálogo sempre deve ser estimulado e praticado na família.

 

Pessoas que se amam não discutem entre si, buscam sempre o diálogo, pois a discussão mostra as diferenças e divergências enquanto o diálogo mostra a união, a compreensão e o respeito mútuo.

 

Duas pessoas que estão de bem nunca discutem, sempre dialogam, pois, demonstram respeito, partilha e acolhimento mútuo. Na discussão a pessoa revela sua fragilidade e ignorância em não saber ouvir, acolher ou respeitar as pessoas. Quem só quer discutir  rejeita a idéia do oponente. Ao rejeitar idéias muitas vezes se rejeita a própria pessoa. È bom que haja idéias diferentes, não somos obrigados a pensar como se fossemos todos bitolados. É bom termos idéias próprias, mas também é evidente que da mesma maneira deve-se admitir que o outro também tenha a sua opinião.

 

Faz parte da vida social, saber se posicionar diante do diferente. Uma idéia leva a uma atitude. Portanto o pensar diferente pode levar a um agir diferente.

 

Quando se trata de diálogo, muitas vezes o silêncio fala bem mais alto que muitas palavras.

 

Amigo! Como acontece a comunicação na tua vida familiar? Discussão não é a melhor comunicação. A verdadeira comunicação é o diálogo, onde se sabe ouvir e falar, respeitando tanto os pontos de vista quanto as pessoas. Sempre e para todos é tempo de dialogar.

 

Crissiumal, 23/07/14 Pe. Renato José Rohr scj

Postado: Leila Ruver
Vídeos