Notícia

Educação - 23/05/2016 - Negociação entre Cpers e governo termina sem avanços, mesmo após retorno de Vieira


Reunião aconteceu nesta segunda-feira

Após duas horas de reunião, representantes do Cpers e o secretário estadual da Educação Vieira da Cunha, que voltou hoje de férias, não entraram em acordo para encerrar a greve do Magistério, que completou uma semana. Uma nova reunião foi agendada para a terça-feira da próxima semana a fim de dar tempo ao governo para formular uma proposta relativa a alguns itens da pauta de reivindicações dos professores. Entre as solicitações, estão a extinção do projeto de lei que permite que empresas privadas custeiem obras em escolas em troca de publicidade.

 

A presidente do Cpers, Helenir Schürer, garante que não há perspectiva de negociação no momento. “Quanto ao PL 44/2016, o secretário veio com a proposta de esperar 90 dias, mas não nos interessa. Disse ainda que deve regularizar o pagamento da merenda. Mas exigimos propostas por escrito. Não ofereceram nada em termos de reposição salarial, mas há 44 anos o Estado gasta mais do que arrecada, portanto, não é desculpa. Que invistam e valorizem a categoria”, sustenta.

 

Conforme o secretário da Educação, representantes da Secretaria da Fazenda apresentaram dados da crise financeira. Ele disse que o governo concorda que o Magistério recebe remuneração aquém do que merece. ”É impensável para um governo responsável conceder qualquer reajuste. Mas a pauta não se limita a aumento salarial. Vamos avaliar e apresentar uma proposta na próxima semana”, destacou.

 

Em relação à ocupação de mais de 130 escolas no Estado, o titular da Educação pretende abrir diálogo com os estudantes nesta terça-feira. Já quanto à possibilidade de saída da Pasta para concorrer à Prefeitura da Capital, Vieira preferiu desviar de assunto, mas admitiu estar se reuni com correligionários do PDT.

 

Fonte: Rádio Guaiba

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos