Notícia

Texto de Opinião - 22/11/2014 - Visitando os Idosos-Por Pastor Leandro Born


Leia na íntegra

Juntamente com o Pastor OlávioKopper (IECLB – Crissiumal/RS), tive a imensa oportunidade de visitar o Lar dos Idosos de Crissiumal. Foi uma tarde produtiva, gratificante e com meus 26 anos um momento de aprendizado. Lá fizemos uma celebração com Cânticos, oração, Leitura Bíblica e devoção.

 

Será que temos algo a aprender com a Terceira Idade? O que eles podem nos ensinar de proveitoso? Na Bíblia, encontramos exemplos de pessoas que foram fiéis a Deus até a morte, e que até na velhice ensinaram com palavras e exemplos (Moisés, Davi, Simeão).

 

Viver é adquirir experiência – e isso dava para notar em cada semblante e olhar dos idosos. As pessoas que ali estão no Lar de Idosos, com certeza, passaram por muitas situações de dificuldade, alegria, tristeza, provações, etc...Mas tudo isso desenvolveu neles a sabedoria da vida e que pode ser passado para nós. 

 

Na devoção que fiz com eles, baseado no texto bíblico de Isaías 41.10,13: “Não fiquem com medo...eu os protejo com minha mão forte. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês; eu os seguro pela mão e lhes digo: Não fiquem com medo, pois eu os ajudo”. Destaquei que a mão do Deus Trino é que fez e faz tudo por todos e também pelos idosos. A mão de Deus Pai nos criou e mantém; a mão do Filho Jesus foi pregada na cruz para nos salvar; a mão do Espírito Santo continua agindo pela Palavra e Sacramentos.

 

Na frente de pessoas idosas, lembrei de um texto da Bíblia: “Fiquem de pé na presença das pessoas idosas, e as tratem com todo o respeito; e honrem a mim, o Deus de vocês. Eu sou o Senhor” (Levítico 19.32). Esse recado de Deus nos estimula a respeitarmos, honrarmos e querer bem as pessoas da Terceira Idade e é claro honrar e confiar no Senhor acima de todas as coisas.

 

Estimado leitor (a): fica perfeitamente claro que as pessoas de idade devem ser valorizadas e respeitadas, devem ser cuidadas e amadas como seres humanos, como pessoas experientes que nos podem passar muita sabedoria de vida. 

 

Continuemos a ficar em pé na presença das pessoas idosas e as tratando com respeito e carinho. Não há outra opção para o cristão e assim continuemos visitando os idosos...

Pastor Leandro Born – Pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil – IELB – Crissiumal/RS.

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos