Notícia

Leite - 22/10/2014 - Depois de quase uma semana de protesto, LBR inicia pagamentos e produtores de leite liberam portão da empresa


Manifesto se encerrou no final da tarde

Depois de quase uma semana de protesto, na tarde desta quarta-feira (22), depois da LBR iniciar os pagamentos, os produtores de leite e lideranças sindicais que estavam no local, liberaram o portão principal da empresa.

 

A negociação entre diretores da empresa e o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Ivo Pagani, que havia iniciado ainda na semana passada, finalizou com os agricultores tendo que aceitar a melhor proposta da empresa, que iniciou o pagamento parcial nesta quarta-feira. A proposta prevê.

- O valor total dos produtores com menor quantidade, com valor a receber de menos de 3 mil reais, foi depositado no dia 16.

- 30% do valor dos produtores ativos com mais de 3 mil reais a receber também foi depositado no dia 16.

- 35% do saldo dos produtores ativos com mais de 3 mil reais a receber foi depositado nesta quarta-feira (22).

- Os outros 35% do saldo dos produtores ativos com mais de 3 mil reais a receber será depositado em 28 de outubro.

 

Segundo a empresa, esta proposta estava alinhada com a realidade de caixa da mesma.

 

Ivo Pagani relatou ao Guia Crissiumal que o empenho do STR e de cerca de 20 produtores com valores a receber foi decisivo para que o pagamento fosse realizado, lamentou o fato de que 274 agricultores possuíam valores a receber, mas que a grande maioria não auxiliou no protesto.

 

A LBR voltará a receber leite na indústria de Crissiumal já na madrugada desta quinta-feira.

 

 

Mondaí não define prazo para pagar produtores de leite

 

Com o objetivo de efetivar acordo para o pagamento aos produtores de leite com débitos a receber da empresa Mondaí, representantes da Fetraf-RS, Fetraf-Sul, dirigentes sindicais e assessoria jurídica das Federações participaram de reunião, ontem, dia 21, na sede da empresa, em Santa Catarina. O encontro estava agendado desde a semana passada e, previa a assinatura do termo de pagamento aos agricultores, bem como, apresentação dos valores totais e número de lesados a serem remunerados. No entanto, o setor jurídico da Mondaí não compareceu na reunião e o único representante que se fez presente informou da impossibilidade da assinatura do documento na data. 

A Mondaí alegou que ainda levanta informações acerca da totalidade das dívidas e número de agricultores a serem pagos. Além disso, argumentou que, dos 500 mil quilos de queijo em estoque, foram vendidos apenas 100 mil até o momento e, o recurso foi utilizado para pagamentos bancários e custos demissionais de cerca de 150 funcionários da organização. 

 

Um novo encontro ficou agendado para a próxima terça-feira, 28, onde a empresa deverá apresentar o montante de débitos que tem com os agricultores gaúchos e catarinenses, além de assinar o termo de acordo de pagamento.

 

Agricultores da região estiveram no mês passado em Mondaí para negociar com a empresa, porém, também não foram recebidos. 

 

 

Fonte / Foto: Guia Crissiumal

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos