Notícia

Leite - 20/10/2014 - Protesto de Agricultores bloqueando indústria da LBR já ultrapassa 100 horas


Agricultores estão em frente ao portão da empresa desde a madrugada da última quinta

O protesto de agricultores de Crissiumal e região, com apoio de forças sindicais da região, que tranca o portão de acesso da LBR de Crissiumal, já ultrapassa 100 horas (4 dias).

 

A manifestação de produtores de leite descontentes com atraso nos pagamentos iniciou na madrugada de quinta-feira e desde então não é descarregado nem carregado leite no local. 

 

É o 5º manifesto desde agosto, quando a empresa começou a atrasar e parcelar os pagamentos. Com a situação, os transportadores de leite da empresa estão sendo obrigados a descarregar o produto em outro posto da LBR na região. 

 

Diversas ofertas de negociação foram feitas entre as partes desde a quinta-feira, porém, nenhuma agradou os manifestantes, que desde sábado sustentam que o portão da empresa será liberado apenas com o pagamento de 100% dos valores que devem ser recebidos pelos produtores. A empresa acena com pagamento parcial. Os produtores se revezam no local e deverão continuar o manifesto.

 

Informações obtidas pela reportagem do Guia Crissiumal relatam uma das ofertas feitas pela empresa, que pagaria da seguinte forma:

- O valor total dos produtores com menor quantidade, com valor a receber de menos de 3 mil reais, foi depositado no dia 16.

- 30% do valor dos produtores ativos com mais de 3 mil reais a receber seria depositado no dia 16.

- 35% do saldo dos produtores ativos com mais de 3 mil reais a receber seria depositado em 24 de outubro.

- Outros 35% do saldo dos produtores ativos com mais de 3 mil reais a receber seria depositado em 30 de outubro.

 

Segundo o Jornal do Comércio, a Promilk, de Estrela, também aguarda o recebimento de R$ 6 milhões da LBR, para quem revendeu o leite recolhido nas propriedades rurais, para, então, repassar o dinheiro aos produtores. A LBR teve seu plano de recuperação judicial aprovado no último dia 9 de outubro, o que lhe dá garantias para tentar reverter sua situação financeira. 

 

Produtores da Promilk também estão sem receber em toda a região.

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos