Notícia

Agricultura - 19/12/2014 - Tiradentes do Sul entrega ensiladeiras para grupos de produtores de leite


Entrega aconteceu na terça-feira

Foram entregues na terça-feira (16/12), em Tiradentes do Sul, no Corede Celeiro, ensiladeiras para cinco grupos de produtores de leite. As máquinas foram repassadas pela prefeitura aos agricultores por meio de contrato de comodato – quando alguém repassa gratuitamente a outro um bem para ser usado temporariamente. O contrato poderá ser renovado após dois anos. As regras de uso das máquinas foram regulamentadas pela Câmara de Vereadores de Tiradentes do Sul.

 

Leite 

A produção de leite no município de seis mil habitantes, dos quais 67% residem no meio rural, representa 28% do total arrecadado pelo Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), o que faz da atividade leiteira a mais importante para a economia de Tiradentes do Sul. Aproximadamente 1.300 famílias estão na atividade leiteira e produzem anualmente cerca de 100 mil litros de leite.

 

O tipo de solo existente no município (neossolo), contém muitas pedras, o que dificulta o uso de máquinas e o plantio de grãos. Nesse contexto, a produção de leite tem se apresentado como uma alternativa viável aos pequenos agricultores, a maioria donos de propriedades que variam de cinco a 50 hectares.

 

Leite em pasto

Embora reconheça a importância da silagem no sistema de produção de leite, a Emater/RS-Ascar também reconhece e recomenda outras alternativas, como a produção de leite em pasto. Com manejo adequado de forrageiras, no inverno e verão, segundo os extensionistas, seria possível reduzir o custo de produção de leite. 

 

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí

Jornalista Cleuza Noal Brutti

cbrutti@emater.tche.br

(55) 3333-2055

Postado: Leila Ruver
Vídeos