Notícia

Educação - 19/12/2014 - Seminário Municipal do Pacto aconteceu nesta semana


Foi o Segundo Seminário Municipal

O 2º Seminário Municipal do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa aconteceu nos dias 17 e 18 de dezembro. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental e neste ano, teve foco na alfabetização matemática.

 

A programação foi organizada no dia 17 com uma exposição dos trabalhos desenvolvidos e produzidos  pelas professoras alfabetizadoras da rede municipal de ensino e no dia 18 as professoras apresentaram um breve resumo  de suas práticas, bem como dos estudos  realizados nos encontros. O Seminário tem o objetivo de evidenciar os trabalhos desenvolvidos em nossas escolas e os estudos realizados ao longo do ano pelo grupo de professoras. 

 

Todos os componentes curriculares são importantes no ciclo de alfabetização. No ano de 2013 o programa deu ênfase na formação da Linguagem e este ano o foco ficou em torno da matemática, mas sempre mantendo uma interligação com os estudos do ano anterior. No estudo da matemática foram focados os temas da Organização do trabalho pedagógico; Quantificação, registro e agrupamentos; Construção do sistema de numeração decimal; Operações na resolução de problemas; geometria; grandezas e medidas; Educação estatística, Saberes matemáticos e outros campos do saber. Também foram aprofundados os temas da Educação do campo e Educação inclusiva. O Programa em nosso município foi um sucesso em virtude do trabalho  comprometido das professoras.

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos