Notícia

Saúde - 17/12/2014 - Prorrogada Campanha de Vacinação Contra Poliomielite e Sarampo


Pela segunda vez e irá até o dia 31 de dezembro em todo o país

 

Sem atingir a meta de imunizar 95% do público alvo, a Campanha de Vacinação Contra Polio e Sarampo foi prorrogada pela segunda vez e irá até o dia 31 de dezembro em todo o país.

 

Em Crissiumal foram vacinadas 541 crianças de 6 meses a menores de 5 anos contra a Polio, correspondendo a 83,75% da meta estimada pelo Ministério da Saúde.

 

Com relação ao Sarampo, 476 doses de vacina foram aplicadas em crianças de 1 ano a 5 anos incompletos, atingindo 82,50% da população alvo.

 

A estratégia de prorrogação da Campanha visa atender as crianças que ainda não receberam as doses das vacinas em questão. 

 

O não alcance da meta influi diretamente no controle dessas doenças no país, deixando a população suscetível às enfermidades por meio da introdução do vírus. Lembrando que estamos tendo surto de Sarampo no Ceará, com mais de 500 casos notificados e confirmados. Também já estão acontecendo casos de Sarampo no Rio de Janeiro, e tendo em vista o grande fluxo de viajantes no Natal e festas de final de ano, e é grande o risco de disseminação do vírus pelo resto do país, uma vez que o Sarampo é altamente transmissível.

 

A imunização é a única maneira de prevenir esta doença e quando feita na infância garante a proteção para toda a vida

 

De acordo com a reunião realizada para avaliar a Campanha no município, e analisando as listas de crianças, os Agentes de Saúde informam que todas foram vacinadas nas famílias visitadas. Também conforme a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, a meta estaria superestimada, sendo que a análise completa será realizada em março, com o “Monitoramento”, quando duas microáreas serão sorteadas para visitas domiciliares e avaliação das carteiras dessas crianças envolvidas.

Postado: Leila Ruver
Vídeos