Notícia

Texto de Opinião - 17/12/2014 - Mudanças - Por Padre Renato Jose Rohr


Leia na íntegra o texto de opinião do Pároco da Igreja Católica de Crissiumal

Feliz; quem viu o antigo e o novo, usou a lamparina e a eletricidade, viu o surgimento dos carros e aviões, conheceu o telefone fixo e celular, escreveu cartas e usa o email. Tudo ficou mais fácil para o ser humano transportar e se comunicar.

 

Ter acompanhado todas estas e outras evoluções, sem dúvida, é uma grande experiência na vida. Perceber e valorizar estas riquezas, sem dúvida, é riqueza ainda maior. Olhando para o passado vemos a criatividade e a inteligência nas invenções. Olhando para o futuro nem somos capazes de imaginar o que nos aguarda. O novo supera o que era antigo e ultrapassado. 

 

Também na nossa vida, certamente já aconteceram muitas alterações; do pecado entramos para a graça, da infância entramos na adolescência, da juventude para vida adulta. A grande mudança que cada um de nós aguarda é passar pela morte à ressurreição. Esta será a maior realização, como criaturas, nos sentirmos na presença do criador vivendo na glória.

 

Assim como os inventores tiveram que estudar e refletir para executar um projeto ou  uma invenção, também na nossa vida para acontecer uma mudança expressiva é preciso; esforço, dedicação, empenho, oração, fidelidade, perseverança e acreditar. Um dia acontecerá a passagem desta vida para outra, deverá ser uma passagem feliz, eterna e divina. Para que esta realidade nova aconteça é preciso fazer uma experiência antes, viver unido a Deus nesta vida para viver na sua presença eternamente. 

 

A mudança maior, novidade ímpar e insuperável que deu vida nova a toda humanidade é o Natal. Deus que vem ao encontro do ser humano. Por mais que o homem invente, sempre, serão criações ou transformações. Natal não é invenção, é Ele que se faz presente, Emanuel, Deus que vem conviver e se comunicar com o humano. Esta é a maior mudança que poderia acontecer a favor do homem, Deus vindo ao encontro para se comunicar.

 

Se pela comunicação telefônica ou pela internet o ser humano comunica palavras ou mensagens, imaginemos Deus se comunicar em pessoa com as pessoas a quem Ele deu vida. Deus, o santo, que vem ao encontro do homem pecador, convive, conversa, caminha e faz o ser humano caminhar com Ele e como Ele para conduzi-lo ao Pai.

 

Amigo leitor! Faça a experiência. Vale a pena mais uma mudança em tua vida, converter ou volver a vida para Ele que veio para estar presente não num presépio de feno, mas no teu coração acolhedor, onde não pode haver ressentimentos, rancores, raivas, invejas, mas, somente paz com Ele e com os outros. Deus realizou a grande obra de se fazer presente, faça a bela obra de tê-Lo presente em tua vida. Só será Natal com Jesus e com os irmãos. 

 

Crissiumal, 17/12/14 Pe Renato José Rohr scj

Postado: Leila Ruver
Vídeos