Notícia

Saúde - 17/09/2014 - Vacinação contra o HPV, a campanha está em andamento e seguirá até o final do mês de setembro


As meninas que ainda não foram imunizadas deverão comparecer junto ao ESF 3 e 4 o mais breve possível

A vacina contra o HPV foi introduzida no Calendário Nacional de Vacinação como uma estratégia de saúde pública com o objetivo de reforçar as atuais ações de prevenção do câncer do colo do útero. 

 

Ressalta-se que esta é uma vacina incluída na rotina do SUS e que estará disponível nas salas de vacina para as adolescentes que fazem parte do público alvo para recebê-la.

 

A população alvo da vacinação com a vacina HPV é composta por adolescentes do sexo feminino na faixa etária de 11 e 13 anos de idade no ano da introdução da vacina (2014), na faixa etária de 9 a 11 anos no segundo ano da introdução da vacina (2015) e de 9 anos no terceiro ano em diante (2016).

 

Meninas que receberam a 1° dose aos 13 anos de idade e já completaram 14 anos, deverão receber a 2° dose. Adolescentes que ainda desejam iniciar o esquema, deverão estar na faixa entre 11 e 13 anos, 11 meses e 29 dias de idade para fazer a 1° dose.

 

A 2° dose iniciou no dia 1° de setembro. Em Crissiumal, a SMS realizou uma programação com visita às escolas envolvidas, sendo que foram aplicadas (250) – segundas doses e (04) – primeira dose, totalizando 254 vacinas aplicadas.

 

A vacinação ocorreu com tranquilidade, sem intercorrências e eventos adversos importantes.

 

A “campanha” ainda está em andamento e seguirá até o final do mês de setembro.

 

É necessário que todos os esforços sejam empreendidos para que altas coberturas vacinais sejam alcançadas, uma vez que a segunda dose da vacina é fundamental para garantir a proteção da adolescente até o recebimento da terceira dose, que será somente daqui a 5 anos.

 

As meninas que ainda não foram imunizadas nesta etapa, deverão comparecer junto ao ESF 3 e 4 o mais breve possível, conforme orientação individual nas escolas, nos casos em que a vacina foi adiada por algum motivo ou ausência na escola no dia do roteiro.

 

Agradecimento especial aos professores que colaboraram com a imunização nas escolas do município.

Fonte/fotos: Setor Imunização da SMS Crissiumal

Postado: Leila Ruver
Vídeos