Notícia

Saúde - 13/02/2016 - Dia D de combate ao Aedes Aegypti movimentou Crissiumal na manhã deste sábado


Ações começaram logo cedo

O Dia D de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, da Febre Chikungunya e Zika Vírus, movimentou Crissiumal na manhã deste sábado, dia 13 de fevereiro de 2016.

 

Desde cedo aconteceu uma concentração de pessoal em frente à Prefeitura Municipal, de onde os voluntários, agentes comunitários de saúde e agentes de vigilância em saúde partiram em grupos para fazer visitações com orientação e atuações em casas e comércios da cidade.  

 

A ação se concentrou em prédios públicos, casas e terrenos baldios, que foram submetidos à limpeza, com a coleta do lixo e dos possíveis objetos acumuladores de água.

 

A região inteira está no Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, o qual é o causador da Dengue, da Febre Chikungunya e Zika Vírus. Em Crissiumal, segundo levantamento da equipe de Vigilância Sanitária o maior problema de criação de larvas está em depósitos de água baixos, pequenos depósitos móveis e no lixo. O índice de infestação predial de Crissiumal é alarmante, tendo subido de 1,9 para 3,1, que é considerada Situação de Alerta.

 

Participaram da ação profissionais das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Assistência Social, Administração e Obras, além de representantes do Lions Clube, Inspetoria Veterinária, Hospital de Caridade, entre outros voluntários.

 

Foram mobilizados carros e caminhões da Prefeitura, que fizeram a coleta do lixo.

 

O Guia Crissiumal acompanhou o Secretário Eduardo Silva dos Santos nas vilas Mirim e Paraíso, além de outros pontos da cidade, onde o mesmo orientou a população e visitou pontos críticos na criação de mosquitos.

 

Santos destacou que o trabalho de combate é simples, mas que precisa ser feito. Assista ao vídeo abaixo com a fala do Secretário na abertura dos trabalhos:

 

O Secretário também lembrou a população que tenha o máximo de cuidado com água parada. “Os cemitérios também merecem nossa atenção especial, já que sempre são locais onde fica água acumulado, peço a todos que tenham o cuidado, inclusive as comunidades do interior, onde os cemitérios tem menos presença de pessoas”, destacou Eduardo.

 

No próximo dia 18, haverá uma nova ação em Crissiumal, com a presença de cerca de 30 soldados do Exército Brasileiro a qual estaremos detalhando nos próximos dias. 

 

Abaixo algumas fotos deste sábado:

Diversas viaturas foram mobilizadas.

Secretário Eduardo Silva dos Santos.

O Secretário orientando um morador da Vila Mirim.

Lions Clube como sempre colaborando nas atividades.

Terreno no centro de Crissiumal.

Secretário orientando moradores da Vila Paraíso.

 

 

 

Fonte / Fotos: Guia Crissiumal

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos