Notícia

Clima - 12/02/2016 - Sexta-Feira foi de chuvas isoladas com muitas diferenças de acumulados em pouca distância


Sábado tem alerta de tempo severo

A sexta-feira (12) foi um dia interessante do ponto de vista climático em Crissiumal e região. Durante o dia, especialmente durante a tarde pancadas de chuva totalmente isoladas, algumas mais fortes, foram registradas no município de Crissiumal e em pontos da cidade.

 

Na saída para Horizontina e Tiradentes do Sul a chuva foi fraca e não chegou a acumular 1 milímetro. Já a saída para Três Passos especialmente registrou pancadas fortes, com acumulado muito superior.

 

Relatos de que no interior do município fato semelhante aconteceu, com chuva em algumas localidades e em outras não.

 

Segundo o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall da Metsul Meteorologia, intensas áreas de instabilidade com tormentas localmente fortes a severas devem atingir a região de Buenos Aires e o Centro-Sul do Uruguai na madrugada deste sábado, avançando até de manhã para o Norte uruguaio. Alcançam a fronteira gaúcha e, da tarde para a noite do sábado, se deslocam pelo território gaúcho, onde grande parte do sábado ainda será com sol e calor muito intenso. Como a atmosfera aqui no Estado estará muito aquecida com marcas acima de 35ºC em diversos locais e perto de 40ºC em algumas antes da chegada da chuva, o ambiente estará propício à formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical (bastante carregadas) e desta forma capazes de gerar tempo severo. Por isso, a MetSul Meteorologia alerta que da tarde para a noite deste sábado as condições serão muito favoráveis a temporais que, em alguns locais, podem ser até fortes a severos com chuva localmente intensa de curta duração, não se descartando danos localizados por vendavais. Todas as regiões gaúchas têm risco de tempo severo durante o sábado, mas alertas de tempestade severa para localidades específicas somente podem ser emitidos no curto prazo. 

 

Na foto do topo uma pancada isolada de chuva, fotografada pelo Guia Crissiumal do Estádio Rubro-Negro e na foto abaixo o entardecer em Crissiumal em foto da internauta Maricleida Wermeier.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos