Notícia

Variedades - 12/02/2016 - Crissiumalense que está em aventura na Europa enviou fotos, vídeo e o primeiro relato ao Guia Crissiumal


Luciano Ties e Cristiano Scheifler embarcam no dia 08 de fevereiro

O crissiumalense Luciano Ties e seu amigo tresmaiense Cristiano Scheifler partiram para uma aventura na Europa na última segunda-feira, dia 08 de fevereiro. Luciano Ties e Cristiano Scheifler fazem o popular mochilão, passando por alguns países.

 

Nesta sexta-feira (12) o Guia Crissiumal conversou com Luciano pelo watts app, a dupla está na Áustria.

 

Inicialmente Luciano falou da ajuda recebida ainda no Brasil para que sua aventura fosse possível, já que foi de Crissiumal a Jaraguá do Sul com o ônibus da Banda Danúbio Azul, de onde foi levado pelo amigo Talisson Leichtweiss até o litoral, onde encontrou Douglas Atkienson, repórter do Guia Crissiumal que atualmente reside em Brusque SC, onde ficou no domingo e para onde partiu para Blumenau, onde se encontrou com seu companheiro de viagem Cris, na casa de Tonico, um amigo, sendo levados a Florianópolis, tendo até então viajado somente com a ajuda de pessoas amigas, sem gastar um real.

 

De Florianópolis foram em até Guarulhos SP em um vôo, onde receberam a última ajuda brasileira, um papel e uma caneta de um proprietário de um restaurante, para fazer as anotações da viagem, simples, porém muito necessário. 

 

De Guarulhos viajaram para Madrid na Espanha, onde pegaram um trem que faz o transporte dentro do aeroporto, para ir de um local a outro, passando pelo controle de imigração. De Madrid foram a Munique, aonde chegaram na segunda ao anoitecer, onde foram pegos no aeroporto por Karl, um amigo de Cris, seu parceiro de viagem, casado com uma brasileira e que é músico da Oktoberfest de Blumenau. Em Monique acabaram passando pelo grave acidente de trens, registrado no início da semana e foram para Großkarolinenfeld, na casa de Karl, até a quarta-feira. 

 

Na quinta foram para a Áustria de trem, onde chegaram a Kufsstein, cidade turística. Na estação de trem se depararam com militares controlando os refugiados. Na cidade, com os valores altos de hotéis a dupla usou um aplicativo de celulares, que encontra mochileiros de todo o mundo, onde em 10 minutos foram atendidos por um mochileiro, onde ficaram hospedados, depois de se conhecerem. “Situação bacana, muito interessante”, destacou Luciano. 

 

Com a música tiraram o valor das refeições com doações. “Aqui é muito frio e no sábado vamos para um local ainda mais frio. Seremos hospedados por uma brasileira, com quem mantivemos contato. Onde ela prometeu um churrasco para nós. Encontramos outros mochileiros. Estamos tomando e oferecendo nosso mate gaúcho, que é estranhado, porém apreciado pelos Europeus. Temos que tocar bastante, com a valorização do Euro as coisas estão caras”, falou Luciano, que relatou que dentro das casas e restaurantes, com a calefação, chega a ser abafado. 

 

A dupla lembrou ainda que está difícil se adaptar ao horário, já que escurece as cinco da tarde, amanhece 7h30min. 

 

Assista abaixo a uma pequena amostra da música da dupla brasileira, que toca música brasileira e alemã:

 

Nos próximos dias o Guia Crissiumal estará trazendo mais relatos da aventura.

 

 

Fotos: Luciano Ties / Cristiano Scheifler

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos