Notícia

Saúde - 10/02/2016 - Reunião definiu ações do Dia D contra o Aedes Ageypti em Crissiumal


Encontro aconteceu na Câmara de Crissiumal nesta quarta-feira

Uma reunião convocada pela Secretaria Municipal de Saúde de Crissiumal definiu as ações do Dia D contra o Aedes Aegypti em Crissiumal. O encontro foi realizado na tarde desta quarta-feira (10) na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença do prefeito municipal Roberto Bergmann, do presidente da Câmara Renato Klafke Saling, da vereadora Luciane Schneider, do secretário de saúde Eduardo Silva dos Santos e de Alexandre Eiras, representando o MP.

 

O Dia D contra o Aedes Aegypti acontece no próximo sábado (13) em todo o Brasil. Em Crissiumal haverá uma concentração de pessoal às 8 horas da manhã em frente à Prefeitura Municipal, de onde os voluntários, agentes comunitários de saúde e agentes de vigilância em saúde partem em grupos para fazer visitações com orientação e atuação em casas e comércios da cidade.  A ação será realizada das 8h00 às 11h00min, onde os terrenos baldios serão submetidos à limpeza, com a recolha do lixo e dos possíveis objetos acumuladores de água, onde no caso da impossibilidade da entrada os proprietários serão notificados.

 

Os voluntários são convidados a estarem antes das 8 horas da manhã no largo da Prefeitura para receberem as doações.

 

A região inteira está no Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, o qual é o causador da Dengue, da Febre Chikungunya e Zika Vírus. Em Crissiumal, segundo levantamento da equipe de Vigilância Sanitária o maior problema de criação de larvas está em depósitos de água baixos, pequenos depósitos móveis e no lixo.

 

Durante a reunião, o secretário de saúde Eduardo Silva dos Santos apresentou os novos números do índice de infestação predial de Crissiumal, que é alarmante, tendo subido de 1,9 para 3,1, que é considerada Situação de Alerta.

 

No mês passado, em nível de Estado, foi assinada uma resolução que cria o plano de ação para os agentes comunitários de saúde no trabalho de combate ao mosquito. Agora, as equipes de Saúde da Família realizarão ações de combate aos criadouros do inseto e de orientação sobre as doenças transmitidas pelo vetor, durante as visitas domiciliares. Com isso, os três mil agentes de endemias terão o apoio de mais de 10 mil profissionais, entre agentes comunitários e do PIM. Com essa atribuição, o plano prevê que todas as residências no raio de ação das equipes sejam visitadas a cada 30 dias.

 

O prefeito de Crissiumal Roberto Bergmann falou durante o encontro que espera que a população tenha compreensão para que a equipe da saúde e os voluntários consigam no sábado desenvolver um bom trabalho.

 

No próximo dia 18, haverá uma nova ação em Crissiumal, com a presença de cerca de 30 soldados do Exército Brasileiro a qual estaremos detalhando nos próximos dias. 

Fonte / Fotos: Guia Crissiumal

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos