Notícia

Geral - 06/05/2016 - Palestra com Ademar Schardong foi atração nesta quinta-feira em Crissiumal


Evento aconteceu no Clube Crissiumal

Uma palestra com o Executivo Crissiumalense Ademar Schardong foi uma das principais atrações pelas comemorações dos 70 anos da Sicredi, realizadas em Crissiumal, nesta quinta-feira, dia 05 de maio de 2016.

 

O Executivo, que é sinônimo de trabalho pelo cooperativismo de crédito no Brasil e que por mais de 30 anos esteve ligado ao Sicredi, palestrou por cerca de 40 minutos a um grupo de empresários locais, Prefeitos da região e lideranças da Sicredi, no Clube Crissiumal.

 

Schardong falou sobre o Contexto Institucional Brasileiro, as perspectivas e tendências de mercado, emprego, pequenas empresas e propriedades, entre outros.

 

Lembrou que: “As transformações necessárias passam pela assunção de princípios e valores de uma sociedade livre, independente e colaborativa”.

 

O Guia Crissiumal ouviu Schardong, feliz por estar de volta a sua cidade de origem. Assista abaixo:

 

Sobre Ademar Schardong (extraído de ADVB):

Nome: Ademar Schardong

Nascido de Lajeado Teimoso, interior de Crissiumal, em 1955

Formação: Ciências Contábeis e Direito

Ademar Schardong  deixou a roça aos 13 anos para continuar os estudos na cidade. Em 1978, aos 22 anos abandonou um emprego com estabilidade no Banco do Brasil para ser gerente geral da Caixa Rural União Popular, de Crissiumal, que o avô Osvino ajudou a fundar. Schardong morava no segundo piso da sede, e também era contador do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e professor de contabilidade no Ensino Médio.

 

Em 1981, as nove caixas rurais gaúchas foram reunidas na Cooperativa Central de Crédito Rural (Cocecrer), criada por Mário Kruel Guimarães, vice-presidente da Federação das Cooperativas de Trigo e Soja (Fecotrigo). Um ano depois, Schardong deixa Crissiumal e assume como gerente de fomento da Central. Adoentado, Kruel Guimarães afasta-se da Cocecrer. Schardong assume a presidência. Em 1995, o Sicredi substitui a Cocecrer como primeiro banco cooperativo privado do país. O sistema se expande pelo país com uma confederação criada em 2002. De repassador de recursos, aos poucos, o Sicredi vira banco múltiplo, com administradoras de cartões de crédito e de consórcio e uma corretora de seguros. Como presidente-executivo do Sicredi, Schardong é diretor-presidente do Banco Cooperativo Sicredi S.A, desde outubro de 1995; presidente da Fundação Sicredi, desde junho de 2006, e diretor-presidente da Confederação Sicredi, desde março de 2009.

 

Além de comandar todo esse império financeiro, encontra tempo para escrever. São duas as publicações: Cooperativa de Crédito – Instrumento de Organização Econômica da Sociedade, pela Editora Rígel Ltda, em 2002; e Perspectivas do Crédito Cooperativo no Brasil In: Solidariedade Financeira Graças a Deus, Confebras, 1996.

 

Hoje o modelo de cooperativa de crédito vem ganhando muita força em todo o globo. Segundo dados de 2010 do WOCCU (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito), as 53 mil cooperativas de crédito presentes em 100 diferentes países agregam mais de 187 milhões de associados.

 

DISTINÇÕES RECEBIDAS:

- Personalidade de Marketing ADVB 2013

- Prêmio Líderes & Vencedores, categoria Destaque empresarial, pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul e FEDERASUL, em 2009;

- Medalha Mérito Farroupilha, pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul em 2005;

- Executivo de Finanças do Ano pelo IBEF RS– Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças, quando recebeu o Troféu Equilibrista em 2004;

- Título Destaque pelo IBEF RS – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças em 2001.

 

Fonte / Foto: Guia Crissiumal

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos