Notícia

Texto de Opinião - 04/05/2016 - A ascensão - Por Padre Renato Jose Rohr


Leia na íntegra

 

Só pode voltar para o alto quem desceu. Jesus completa a comunicação de Deus com a humanidade. Ele é o único intercessor junto ao Pai. Veio fazer-se nosso irmão para irmanar toda a humanidade.

 

São Lucas nos conta a ascensão tanto no seu evangelho, como, nos Atos dos Apóstolos. “E enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi elevado ao céu” (Lc 24,51). “Jesus foi elevado, à vista deles, e uma nuvem o retirou a seus olhos” (At. 1,9). Antes de Jesus se elevar ao céu havia dito aos discípulos que os deixaria órfãos. Com a sua ascensão Jesus cumpre e completa sua missão. Acontece aqui a comunicação completa, Deus veio se unir à humanidade para unir esta a Si. Deus comunica vida, vem salvar esta vida que se perdera, mas, agora Ele completa sua obra de amor e de salvação. Antes de Jesus deixar os seus para voltar junto ao Pai Ele diz: “Agora, porém, vou para junto de Ti” (Jo 17,11). Também diz aos discípulos que não vai deixa-los sós, mas promete-lhes o Espírito Santo; “Eu pedirei ao Pai, e Ele vos dará um outro defensor, que ficará para sempre convosco” (Jo 14,16). Mas o próprio Jesus diz que Ele volta junto ao Pai, mas Ele permanece, também, com os discípulos, “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,20b). Ele volta ao Pai mas permanece no meio dos seus. Ele também diz; “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles" (Mt18,20). Ele está presente, de modo especial nos sacramentos.

 

Feliz é a expressão do catecismo da Igreja católica quando no número 660 diz: “Só aquele que “saiu do Pai”, pode “retornar ao Pai: Cristo". Isto, claro, baseado no texto bíblico “Ninguém jamais subiu ao céu a não ser aquele que desceu do céu: o Filho do Homem” (Jo 3,13). Esta vinda e volta cria uma nova relação. O que o pecado tinha interrompido, agora Cristo religa, donde vem para nós a verdadeira religião. Religião é para nós a nossa constante vida de união com Deus.

 

Só Cristo poderia abrir para nós as portas do céu, “E quando eu for elevado da terra atrairei todos a mim” (Jo 12,32). A elevação na cruz significa e anuncia a elevação e ascensão ao céu. A ascensão de Cristo é a grande esperança de toda humanidade um dia também poder voltar a Aquele que é o senhor da nossa vida, adquiridos pelo sangue de Jesus Cristo.

 

Cristo realizou a sua missão fazendo a vontade do Pai. Ele é a união divina com a humanidade  e nele também acontece a união da humanidade com Deus. Ele desceu do alto para estar conosco e ascende ao céu para nos elevar. Agora é a nossa vez de vivermos a nossa vida para Deus, vivendo o que chamamos de religião, para um dia também nós podermos retornar a aquele que é o Senhor da nossa vida. Ele Veio fazer a vontade do Pai, façamos nós o mesmo.

 

Ariquemes Pe Renato José Rohr scj

Postado: Leila Ruver
Vídeos