Notícia

Educação - 03/07/2015 - Palestra com o Psicólogo Daniel Weber na Escola Rocha Pombo


Participaram alunos do Ensino Médio do turno da manhã

A Escola Estadual de Ensino Médio Rocha Pombo promoveu uma palestra e foi com muito privilégio que recebeu na escola o Psicólogo Daniel Weber de Três Passos, que conversou com os alunos do Ensino Médio do turno da manhã no dia 24 de junho de 2015 quarta-feira, a convite da Professora de História e Geografia Marlei Salvalaio Lippert.

 

Cada aluno do 1º ano do ensino médio  elaborou o seu livro de vida que na verdade é um resgate da sua história e objetivando um entendimento melhor do porquê de estarmos aqui e mostrar que o rumo do nosso destino não devemos atribuir ao acaso ou a fatalidade, pois o ser humano é dono de si próprio e possui a capacidade de criar o seu destino conforme as escolhas que faz. Pensando nisso, surgiu a ideia do convite de trazer o Psicólogo Daniel para abordar esse tema de extrema importância ao conteúdo que está sendo trabalhado com essa turma de alunos e aos demais que já realizaram esse trabalho.

 

Entre os temas abordados pelo palestrante ele falou sobre o aprendizado que é extremamente importante pois é para toda a vida inteira, também que a adolescência é uma idade de conquistar o mundo, e de muitas coisas, uma fase passageira que vai embora, mas ela é muito importante e grandiosa, é um turbilhão de emoções, como na sexualidade pelo fato dos hormônios estarem em alta. Nós devemos nos conhecer, do inconsciente não se consegue fugir, é a fase de ter receio de pagar o mico.

 

Daniel  também usou um exemplo se você fosse ganhar R$ 200.000,00 escolha a melhor opção para sua vida:

 

a) Comprar carro, viajar, fazer festa;  b) Fazer uma faculdade; c) Deixar na poupança; d) Comprar casa;  e)Viver a vida comprando roupas, jóias, etc... f) Doar uma parte para a caridade.

 

Em seguida ele colocou em votação onde a letra B foi a mais votada seguida da  letra C. Daniel fez observações dizendo que quem não sabe onde quer ir, não sabe onde quer chegar, e que cada um vai ganhar na vida esse valor, e indagou que se os pais de vocês alunos pudessem decidir o futuro de cada um o que eles escolheriam? 

 

A gente precisa fazer escolhas e dessas escolhas depende o nosso futuro, a criança já nasce com uma personalidade forte que predomina e ela vive um ambiente familiar com outros convívios com mais os estímulos externos, ela vai acrescentando na sua personalidade pois a mente é como um arquivo somadas com  as emoções.

 

O mundo parece nesta fase ser chato cheio de regras, procura-se mais liberdade, e se questionam porque o mundo é assim? Mas o palestrante salienta que você vai para a escola para você, para a sua formação que é para a vida toda e não vai para os pais. E quando os professores falam para estudar é porque eles querem ver os alunos bem em todos os sentidos, com certeza querem sempre ter orgulho de ao verem o aluno durante sua caminhada na vida, de ter sido professor desse jovem porque para o mestre não existe prêmio mais gratificante e grandioso do que ver o sucesso dos seus alunos.

 

 

Texto e fotos: Professora Marlei Salvalaio Lippert

Postado: Leila Ruver
Vídeos