Notícia

Texto de Opinião - 01/04/2015 - Santificados-Por Padre Renato José Rohr


Leia na íntegra o texto de opinião do Pároco da Igreja Católica de Crissiumal

Abençoados, consagrados, salvos, santos, ungidos e transsubstanciados. 

 

O primeiro capitulo do Gênesis já fala da benção divina; “E Deus os abençoou” (Gen 1,28). Deus não deu apenas a vida ao ser humano, mas, Ele os quer abençoados. Deus também quer um dia para Ele. “E Deus abençoou o sétimo dia e o consagrou” (Gen 2,3). A partir da ressurreição o dia consagrado é o da vitória do Senhor o primeiro dia da semana é o dia do Senhor ressuscitado. A própria palavra já diz ser do Senhor.

 

Pelo batismo fomos consagrados a Deus. Os noivos são abençoados no sacramento do matrimônio para juntos se santificarem. Os sacerdotes e religiosos são consagrados para sua santificação e para santificarem o povo de Deus. Os doentes são ungidos para sua vida passada, presente e futura ser consagrada a Deus. Pessoas devem ser respeitadas enquanto sua vida é consagrada a Deus como seus filhos e filhas de Deus, aliás, como criaturas de Deus já devem ser respeitadas, pois a vida pertence ao criador. Em êxodo 19,6 diz: “Vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa”. São Pedro confirma; “Vós sois raça escolhida, sacerdócio real, nação santa e povo adquirido”(1Pe 2,9). Imagens e objetos abençoados devem ser respeitados, porque sobre eles foi invocada a benção de Deus. Lugares de presença de Deus são santificados por exemplo Deus disse para Moisés: “Não te aproximes, tira as sandálias, pois o lugar onde pisas é terreno sagrado”(Ex 3,5).

 

A maior santificação aconteceu na última Ceia de Jesus com os apóstolos, onde a ceia se torna Eucaristia. O Pão e o vinho transsubstanciados no corpo e no sangue de Cristo. Em cada missa acontece a consagração das oferendas. Por isso, missa não é simples ceia, ela é Eucaristia. É ação de graças, sacrifício de Cristo, o corpo e sangue de Cristo que são oferecidos ao Pai pela salvação de toda humanidade. Não é apenas ceia santificada, mas, oferendas consagradas no corpo e no sangue de Cristo.

 

Em lugares, entre objetos, em momentos especiais e tempos vivem os filhos de Deus para se santificarem durante a sua vida. Amiga! e amigo Leitor! Como está a tua santificação? Estás consciente, acreditando e realizando a tua santificação? Este é o tempo da graça e salvação.

 

Crissiumal, 01/04/2014 Pe. Renato José Rohr scj

Postado: Leila Ruver
Vídeos